Atualizado às 07h56
A Secretaria de Segurança Pública do Piauí, em conjunto com as polícias Civil e Militar, realizou na manhã desta terça-feira (23) uma nova operação que resultou no cumprimento de 32 mandados judiciais contra integrantes de facções criminosas em Teresina e também no Maranhão.
Segundo as primeiras informações, um dos investigados já se encontrava detido no Maranhão e recebeu mais um mandado judicial durante a ação.
Divulgação
Já em Teresina, as ordem foram cumpridas em pelo menos 13 bairros, sendo eles: Planalto Ininga, Vila São Francisco, Vale do Gavião, Parque Alvorada, Cidade Leste, Parque Brasil, Santa Maria da Codipi, Matadouro, Samapi, Conjunto Frei Damião, Mafrense, Vila Santo Afonso e Bairro Joaquim.
A operação faz parte do Pacto pela Ordem e mobilizou diversos profissionais da segurança. Alvos já foram presos em Teresina, incluindo pessoas que já eram monitoradas por tornozeleira eletrônica.
De acordo com o delegado Charles Pessoa, do Departamento de Repressão ao Crime Organizado, as investigações possibilitaram a identificação de 16 criminosos, dos quais alguns já se encontravam presos. Entre os investigados, ele ressaltou a presença de três indivíduos com forte atuação no estado, envolvidos em diversos delitos, incluindo homicídios.
"Conseguimos qualificar 16 criminosos, alguns deles foram presos no decorrer das investigações, a exemplo do 'Kairon do Grau' que é bastante conhecido, que já tinha sido preso em 2023 e tinha sido colocado em liberdade. Voltou a praticar crimes e é envolvido em vários roubos, inclusive, é investigado por homicídio com atuação na facção Primeiro Comando da Capital. Nós podemos trazer outro nome que é o 'Big Zói', que também foi preso no contexto desta investigação e esse indivíduo hoje já monitorado por tornozeleira eletrônica, já com passagens pelo sistema penitenciário, de vulgo 'Deputado', tinha articulação na criminalidade, mas como a gente tem se deparado e o crime é ilusão, ele mora em uma casa extremamente simples", explicou o delegado.
Além dos três, um outro criminoso teve mandado cumprido na cidade de Timon, Maranhão. "Nós cumprimos também uma dessas prisões no sistema penitenciário maranhense. Não é que esse preso estava comandando dentro da unidade prisional, mas ele também foi preso no contexto dessa investigação", completou.