(Atualizada às 21h44)
Um avião de pequeno porte do médico Jacinto Lay caiu em uma área de mata durante forte chuva neste domingo (26) no povoado Palestina, em Timon, Maranhão. O A10+ apurou que o próprio médico estava pilotando a aeronave no momento do acidente.
Ele foi levado para um hospital particular de Teresina. A vítima sofreu algumas lesões e realizou uma cirurgia. Não há risco de morte. A princípio, o estado de saúde do neurocirurgião é considerado estável. O A10+ tentou, mas segundo a unidade de saúde, a família não autorizou a divulgação de boletim médico sobre o caso.
Segundo informações preliminares, Jacinto Lay estava sozinho sobrevoando por uma região próxima a um trecho de sua fazenda quando por algum motivo, ainda desconhecido, perdeu o controle da direção do avião e fez um pouso forçado. Ele teria sido encontrado por familiares e foi encaminhado para o Hospital da Unimed, localizado na zona Norte de Teresina.
No início deste ano, Jacinto Lay teve a aeronave roubada por criminosos armados em Teresina. O avião de pequeno porte, avaliado em R$ 2 milhões, foi encontrado no Mato Grosso. Recentemente a polícia prendeu suspeitos de envolvimento no crime, entre eles, o filho do piloto que teria repassado informações aos bandidos.
Segundo a polícia, um cartel de drogas da Bolívia foi responsável pelo roubo do avião. Durante as investigações, a polícia descobriu que o avião foi pintado e havia alguns adesivos na lataria. Foi identificado que a plaqueta de identificação da aeronave era divergente da que estava no avião. Dentro da aeronave foram apreendidos dois GPSs, um rádio HT, um diário de bordo e uma pasta com manuais e carta de rota.