Flash de Eduarda Araújo - TV Antena 10
O Corpo de Bombeiros retomou nas primeiras horas desta terça-feira (30) o segundo dia de buscas pelas crianças e adolescentes que morreram afogadas no rio Parnaíba, no trecho que passa pela cidade de Nazária. Já foram resgatados os corpos dos irmãos Vitória Emanuelle Sales Santos, 13 anos, e Marcos Vinicius Sales Santos, de 8 anos, e José da Cruz Alves, 16 anos.
A tragédia na cidade ocorreu no último domingo (28). As vítimas tentaram atravessar o Parnaíba a nado, momento em que sumiram. Ana e Eduarda são irmãs; Vitória e Marcos também; José é primo dos quatro. Este entrou nas águas para tentar salvar os primos mesmo sem saber nadar e assim desapareceu.
O coronel Emídio afirmou nesta terça-feira (30) que as buscas estão sendo realizadas em áreas delimitadas. “Nós vamos verificar primeiro todo o perímetro que a gente marcou, onde foi passado as redes de pesca pra evitar que os corpos desçam pela correnteza e depois nós começaremos mais um pouco à frente um mergulho nessa região e também as buscas descendo o rio de barco e a pé também por dentro d'água”, afirmou.
Duas equipes trabalham durante todo o dia para resgatar os corpos de Ana Katelin da Conceição Silva (11) e Eduarda Kamili da Conceição Silva (9).
“O prazo de busca são sete dias, mas não é um prazo fixado. Então a gente pode passar mais agora quando é um espaço assim que não tem limite é uma área do Rio Parnaíba por exemplo que a correnteza possa levar pra longe aí a gente não tem esse prazo”, disse o coronel.
Além do Corpo de Bombeiros, populares que têm costume de nadar no rio tem ajudado nas buscas. “Ontem inclusive na hora que apareceu o terceiro corpo eles apontaram e ajudaram a gente e foi um dos pescadores também na área com um barquinho ajudando a gente. Então é importantíssimo. Ontem mesmo os populares que sabem nadar, que tem o costume aqui região fizeram a descida a gente fez uma fileira e viemos descendo pelo rio na parte mais rasa e a gente fez aqui um scaner da região pra ver se a gente conseguia recuperar, mas ainda não conseguimos”, completou.
Os três corpos já foram liberados pelo Instituto Médico Legal (IML) e são velados pela família. Devido a comoção na cidade, a Prefeitura de Nazária suspendeu as aulas da rede municipal, sem previsão de retorno.
Segundo Corpo de Bombeiros, as vítimas tentaram atravessar o Parnaíba a nado, momento em que sumiram. Ana e Eduarda são irmãs; Vitória e Marcos também; José é primo dos quatro. Este entrou nas águas para tentar salvar os primos mesmo sem saber nadar e assim desapareceu.