Audiência de instrução e julgamento de mulher acusada de envenenar família no Piauí será realizada nesta semana

Maria dos Aflitos, matriarca da família, e Francisco de Assis Pereira da Costa, seu companheiro, foram presos em janeiro

A audiência de instrução e julgamento de Maria dos Aflitos da Silva está marcada para o próximo dia 30 de julho de 2025, às 11h, na 1ª Vara Criminal da Comarca de Parnaíba. A mulher, segundo as investigações da polícia, tem envolvimento direto no envenenamento de sua própria família, caso que gerou grande repercussão nacional.

Maria dos Aflitos, matriarca da família, e Francisco de Assis Pereira da Costa, seu companheiro, foram presos em janeiro deste ano; sete das vítimas eram da mesma família. O crime foi meticulosamente planejado por Maria e Francisco, que estavam juntos há cerca de cinco anos.

  

Maria dos Aflitos
Divulgação

   

No decorrer do processo, Francisco de Assis, por meio da Defensoria Pública do Estado do Piauí, entrou com um pedido formal para que fosse analisado um incidente de insanidade mental. O documento apresentado pela defesa argumenta que ele não teria plena capacidade de entendimento sobre os atos cometidos. "Assim, pugna-se pela admissão do incidente com suspensão da presente ação penal, até a conclusão do presente incidente de insanidade mental", diz o despacho.

Relembre o caso

Segundo o delegado Abimael Silva, em seus depoimentos Francisco de Assis mostrou grande desprezo em relação aos filhos de Maria dos Aflitos. Ele relatou que em alguns momentos o companheiro da matriarca chegou a negar comida para os filhos e netos da mesma.

As investigações apontaram ainda um relacionamento extraconjugal entre a acusada e uma das vítima, Maria Jocilene, que era vizinha da família. Segundo o delegado, o relacionamento das duas era discreto, mas todos ao redor sabiam. Abimael Silva contou ainda que as duas mantinham um relacionamento antes mesmo de Maria dos Aflitos se relacionar com Francisco de Assis.

  

Algumas das vítimas de envenenamento em Parnaíba, litoral do Piauí
TV ANTENA 10/ A10+

   

Maria dos Aflitos justificou durante interrogatório seu envolvimento nos crimes porque estava muito apaixonada pelo companheiro Francisco de Assis. Conforme as investigações da Polícia Civil do Piauí, na virada do ano para 2025, Maria dos Aflitos e o esposo agiram juntos no envenenamento de toda a família e em 22 de janeiro, Maria Jocilene, a amante de Maria dos Aflitos, foi envenenada durante um café da manhã na casa da família

Ela explica ter imaginado que se a Jocilene fosse envenenada, o companheiro Assis poderia sair da cadeia, da mesma forma como ocorreu com Lucélia Maria que deixou o presídio após laudo apontar que os cajus doados às crianças não estavam envenenados.

Saiba quem são as vítimas: