Faccionados envolvidos com lavagem de dinheiro e tráfico são denunciados à justiça no litoral do Piauí

De acordo com o MPPI, crimes ocorreram no ano de 2022 em Luís Correia

O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), por meio da Promotoria de Justiça de Luís Correia, ofereceu denúncia contra 19 integrantes de organização criminosa por lavagem de dinheiro, tráfico de drogas que atuavam no município. Conforme o promotor de Justiça Adriano Fontenele Santos, um inquérito policial foi instaurado para investigar a prática de crimes por integrantes da facção no ano de 2022.

Segundo o MPPI, as diligências colheram indícios documentais, bancários e telemáticos que fundamentaram a denúncia oferecida pelo Ministério Público. As análises policiais também identificaram um núcleo de tráfico com sede em Porto Velho e Guajará-mirim, no estado de Rondônia, que recebiam valores do núcleo de Luís Correia.

  

Promotoria de Justiça de Luís Correia, no Piauí
Divulgação

   

“Pela investigação, foi possível inferir que os denunciados fazem parte uma organização criminosa estruturalmente ordenada e caracterizada pela divisão de tarefas, com o objetivo de praticar crimes de tráfico de drogas e movimentar os recursos financeiros oriundos de tal atividade (lavagem de dinheiro)”, explicou o promotor de Justiça.

De acordo com o MPPI, foram identificados três núcleos na atuação da organização criminosa: operacional, financeiro e de fornecedores. Diante disso, foi pedida a condenação de todos os denunciados qualificados pela prática dos crimes tipificados, além da condenação dos denunciados em indenização por dano moral coletivo.