Um adolescente de 16 anos foi apreendido pelo Grupamento da Polícia Militar (GPM) de Pio IX após ameaçar e fazer declarações racistas contra uma mulher de 29 anos. A equipe policial, sob o comando do sargento Joelson Nascimento, dirigiu-se prontamente ao local da ocorrência, no Bairro Oriente, onde encontrou os envolvidos. Durante a abordagem, o adolescente admitiu espontaneamente ter feito as ameaças contra a vítima.
Diante da gravidade dos fatos, o menor infrator foi apreendido e conduzido, juntamente com a vítima, à Delegacia de Polícia Civil de Pio IX para os procedimentos legais.
Ainda segundo o comandante, durante o trajeto e já nas dependências da delegacia, o adolescente passou a proferir ofensas de cunho racial contra a mulher, referindo-se a ela de forma pejorativa em razão da cor da pele. As declarações configuram possível ato infracional análogo ao crime de racismo, conforme previsto na Lei nº 7.716/1989.
O adolescente permaneceu apreendido e, diante da gravidade dos atos, ameaça de morte e ofensas raciais, deverá ser submetido a internação provisória, conforme previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).