Márcio Alencar Dutra, conhecido como "Márcio Capote", de 37 anos, foi morto em um confronto com a polícia na noite de sexta-feira (20), na Bahia. Ele é um dos envolvidos na morte da estudante de medicina Flávia Wanzeler durante uma tentativa de assalto no dia 12 de fevereiro de 2023.
Márcio Capote integrava uma facção paulista que planejava atacar instituições financeiras e carros-fortes na Bahia. Uma equipe da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco-BA), junto com a Polícia Federal e a Polícia Militar, descobriram um esquema para roubos na região do Recôncavo Bahiano, que pretendia roubar dois carros-fortes.
A inteligência também localizou um sítio em Barra do Jacuípe, na orla de Camaçari, que usado pelos criminosos. Durante a Operação no local, a equipe foi recebida a tiros pelos criminosos. Na troca de tiros, Márcio Capote e outros dois membros do grupo foram feridos. Eles foram socorridos, mas não resistiram aos ferimentos e morreram.
Márcio é apontado como um dos assaltantes mais perigosos do Piauí. Ele era procurado por diversos crimes no Piauí e no Maranhão. Ele também era um dos assaltantes envolvidos no roubo a banco na cidade de Amarante e na morte da estudante de medicina Flávia Cristina Wanzeler Sampaio, que foi baleada durante uma tentativa de assalto na Avenida Homero Castelo Branco, zona Leste.
Relembre o caso
A jovem estava na companhia do namorado em seu carro, um Nissan Kicks, e parou em um semáforo na Homero Castelo Branco quando criminosos em outro carro chegaram e abordaram o casal.
De acordo com a polícia, o namorado de Flávia, que estaria no volante do carro, engatou a marcha ré e acelerou durante a abordagem dos bandidos. Foi nesse momento que os criminosos efetuaram disparos contra o carro. Flávia chegou a ser encaminhada em estado grave para um hospital particular na região, mas não resistiu e morreu horas depois.
O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) concluiu o inquérito do caso e três pessoas pelo crime: Francisco Emanoel Santos, conhecido como Biel, Denilson Weviton Santos Nicolau, o Ceará, e Antônio Cleison Barbosa, o Macapá, por roubo seguido de morte.