Jonathan de Araújo Vidal, de 26 anos, líder de facção criminosa com envolvimento em vários homicídios, morreu em confronto com a polícia, neste domingo (05), na cidade de Tutoia, no estado do Maranhão.
Ele era um dos fugitivos da penitenciária mista Juiz Fontes Ibiapina, em Parnaíba, desde maio do ano passado, e suspeito de participar de uma chacina que deixou três trabalhadores mortos. O crime aconteceu no dia 14 de setembro de 2023.
As informações iniciais são de que, diante da periculosidade do indivíduo, ele estaria intimidando moradores, na região onde estava escondido.
O indivíduo foi localizado no povoado São Gregório, zona rural de Tutóia, reagiu à abordagem policial a tiros, e foi atingido. Ele chegou a ser socorrido e encaminhado ao hospital da região, mas não resistiu aos ferimentos. Na casa onde ele estava, os policiais encontraram drogas prontas para comercialização, além de armas e munições.
Além dos crimes de homicídios, ele respondia por tráfico de drogas, roubo qualificado, associação criminosa, porte ilegal de arma de fogo e fuga do sistema prisional.
A ação foi coordenada pelo 2º Batalhão de Polícia Militar de Turismo do Maranhão(2º BPTur), após apurações das polícias civis e militares do Ceará, Piauí e Maranhão, e apoio da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICO/PI).