Idoso é preso no Rio de Janeiro por vender objetos com símbolos nazistas pela internet

Policiais federais cumpriram mandado de busca e apreensão na residência do investigado

A Polícia Federal prendeu um idoso de 70 anos durante as buscas na operação Lembrança Ingrata, nesta terça-feira (15), para investigar a comercialização pela internet de objetos contendo símbolos nazistas.

Na ação, policiais federais da Deleciber (Delegacia de Repressão a Crimes Cibernético) cumpriram um mandado de busca e apreensão na residência do investigado em Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro.

  
Idoso é preso no Rio de Janeiro por vender objetos com símbolos nazistas pela internet Reprodução
 
 
 

Segundo a PF, a investigação começou após a denúncia de uma ONG sobre uma página na internet que vendia emblemas, ornamentos, distintivos, bandeiras, revistas, uniformes e outros objetos contendo a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo.

Durante a ação, os policias apreenderam diversos materiais e prenderam o investigado em flagrante. Ele vai responder pelo crime de apologia ao nazismo e poder pegar até cinco anos de prisão.

“Vale ressaltar que o repúdio a comportamentos de instigação ao nazismo também se faz presente no âmbito internacional. Em janeiro de 2022, a Assembleia-Geral da ONU aprovou uma resolução voltada a condenar o negacionismo e a distorção do Holocausto. No texto, a Assembleia expressa preocupação com a ascendência de tal comportamento proporcionada pelos novos meios de comunicação, como as redes sociais” destacou a PF em nota.