Polícia Ambiental apreende pássaros mantidos em gaiolas dentro de residência no litoral do Piauí

O morador se apresentou como o responsável pelos animais, mas não tinha documentos legais para mantê-los em casa

A Polícia Militar do Piauí apreendeu nessa quinta-feira (03) nove pássaros da fauna silvestre mantidos em em gaiolas no bairro Sabiazal, em Parnaíba. O local foi inspecionado depois de os agentes virem os pássaros em cativeiro em uma casa. O dono disse que não tinha documentação para manter as aves na residência.

Segundo a polícia, os agentes conversaram com o morador, identificado por A. C. de S., que se apresentou como responsável pelos animais. "Ele disse que as aves haviam sido deixadas por um conhecido, mas sem apresentar qualquer documentação legal", afirmou a corporação.

  

Animais foram entregues ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA)
Divulgação
   

Lá haviam 01 currupião, 03 galos-de-campina, 01 abre-fecha, 02 sanhaços e  02 bigodes. Diante da situação, foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) em desfavor do homem. Os animais foram recolhidos e entregues ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), que ficará responsável pelos procedimentos de reabilitação e possível soltura.

Crime ambiental

A Polícia Militar do Piauí, por meio do Comando de Policiamento Ambiental, reforça a importância de denunciar práticas ilegais contra a fauna silvestre. Manter animais em cativeiro sem autorização é crime ambiental, conforme a Lei 9.605/98.