A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu mais de 1,3 tonelada de pescado transportado de forma irregular nesta sexta-feira (04), na BR-343, no município de Piripiri, região Norte do Piauí.
Em uma primeira abordagem, um ônibus que haviam saído de Parnaíba com destino a Brasília transportava aproximadamente 250 a 300 kg de camarão e patas de caranguejo acondicionados de forma inadequada, sem refrigeração e sem documentação sanitária, o que caracteriza transporte de produto impróprio para o consumo humano.
Pouco depois, em uma segunda abordagem no mesmo local, a equipe da PRF interceptou outro ônibus, que levava cerca de 1 tonelada de pescado, incluindo camarão e manjuba, também sem as condições mínimas de higiene, conservação e documentação exigida para o transporte de alimentos perecíveis.
Segundo a PRF, ambos os carregamentos estavam em desacordo com as normas da vigilância sanitária. A ausência de certificação de origem e de controle de temperatura adequada apresentou risco direto à saúde pública, conforme constatado pela equipe.
Os agentes lavraram autos de infração e apreenderam o pescado para o descarte adequado. De acordo com a polícia, as condutas observadas se enquadram no crime de "vender, ter em depósito para vender ou expor à venda ou, de qualquer forma, entregar matéria-prima ou mercadoria, em condições impróprias ao consumo".