(Atualizada às 12h25)
A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), através de ações integradas entre a Polícia Civil e Polícia Militar, deflagrou na manhã desta quarta-feira (19) a Operação Interditados II, que tem como objetivo desarticular lojas que comercializam aparelhos celulares com restrição de furto, roubo e praticam crime de descaminho. Mais de 400 eletrônicos, entre celulares e outros, foram apreendidos.
Foram cumpridos 16 mandados de busca em apreensão em residências e 12 mandados em estabelecimentos comerciais na cidade de Teresina e Piripiri, região Norte do estado. Nas buscas foram apreendidos centenas de aparelhos celulares, armas de fogo, munições e grande quantidade de dinheiro. Durante ação, a polícia efetivou a prisão de nove pessoas suspeitas de envolvimentos com os crimes.
Segundo a polícia, o Inquérito Policial teve início após um crime de roubo registrado pela 7ª Delegacia de Polícia, onde foram levados 143 aparelhos celulares. O assalto aconteceu no dia 01 de fevereiro de 2023.
Nesta quarta-feira estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão em estabelecimentos comerciais e endereços residenciais dos alvos na tentativa de localizar eletrônicos com restrição, assim como documentos, anotações e comprovantes que possam estar relacionados com o crime.
Estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão nos estabelecimentos comerciais, endereços residenciais dos alvos, tendo em vista a possibilidade da localização de eletrônicos com restrição, assim como documentos, anotações, comprovantes, dentre outros, que possam estar relacionados com a prática criminosa dos alvos ou envolvidos. A polícia não divulgou os nomes das lojas interditadas.
Participam da Operação a Superintendência de Operações Integradas (Sol), Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Militar e Receita Federal.
Relembre
A Secretaria de Segurança Pública, através da Superintendência de Operações Integradas (SOI), Diretoria de Inteligência (DINT) e Grupo de Repressão ao Crime Organizado (GRECO), deflagrou em 2 de março a Operação Interditados e cumpriu mandados de busca e apreensão e suspensão das atividades econômicas em lojas de aparelhos telefônicos em Teresina.
Na época, a polícia prendeu o empresário Vinicius Teixeira Castro, proprietário da loja de celulares Rei do iPhone, localizada na zona leste de Teresina. Os policiais cumpriram mandados de busca e apreensão em três endereços ligados ao empresário, entre eles, a loja Rei do iPhone. Ele foi solto após pagar fiança de R$ 52 mil.
Durante a primeira ação, foram interditadas as lojas de celulares MP Cell, Léo Imports, ambas localizadas no Shopping da Cidade, e a Rei do Iphone, sediada na Avenida Raul Lopes, na zona Leste.