Suspeito de matar PM morre após confronto com a polícia em Teresina

Ele e um comparsa estavam sendo procurados pelas equipes desde a tarde de sábado (26) quando executaram um cabo da PM

Atualizada às 13h59

Um dos suspeitos de envolvimento na morte do sargento da Polícia Militar do Piauí, Antônio Elenilton Araújo Galvão, 47 anos, foi baleado e morreu durante confronto com agentes do Batalhão Especial de Policiamento do Interior (BEPI) neste domingo (27) em Teresina. Ele e o comparsa estavam sendo procurados pelas equipes após o assassinato do cabo. A arma do PM já havia sido recuperada na casa da namorada de um dos suspeitos do crime durante operação deflagrada nesta manhã.

Suspeito ainda chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos Reprodução

   

Outro suspeito envolvido no crime também foi capturado. A motocicleta utilizada no assassinato foi recuperada. O A10 apurou+ que um dos alvos reagiu à abordagem e disparou contra a equipe, que respondeu à agressão. O suspeito chegou a ser socorrido e levado ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT), mas não resistiu aos ferimentos.

Operação em Teresina recupera arma de policial assassinado e faz buscas por suspeitos; irmão de líder de facção é preso Divulgação

   

Segundo informações preliminares, os dois suspeitos estavam escondidos em um motel na zona Leste da capital, onde foram localizados pela polícia. Ao notarem a aproximação da equipe, os criminosos teriam reagido, iniciando uma troca de tiros.


Durante o confronto, João Manoel Fernandes de Sousa, de 16 anos, foi atingido, socorrido, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no HUT. Já o segundo suspeito, Kauã Pablo Vieira Silva, de 19 anos, foi preso e permanece sob custódia policial.  

Em nota, a PM informou que os suspeitos efetuaram vários disparos de arma de fogo contra a guarnição, que revidou. Na ação, as equipes encontraram duas armas de fogo, sendo uma delas pertencente ao policial militar. 


Os suspeitos do crime foram identificados como Kaua Pablo Viera Silva, de 19 anos, e o adolescente João Emanuel, de apenas 16 anos. O A10+ apurou que ambos já possuem passagens pela polícia e teriam envolvimento com facção criminosa. O adolescente já foi apreendido por receptação e tráfico de drogas. Já Kaua Pablo foi detido, em fevereiro desse ano, por porte ilegal de arma de fogo.

Saiba quem são os envolvidos no assassinato de cabo da Polícia Militar em Teresina
Divulgação

   

Operação

Durante a operação da Secretaria de Segurança Pública, na manhã deste domingo (27), a família do adolescente de 16 anos dois foi presa com drogas, que segundo o delegado Charles Pessoa, seria da irmã do Regim, mais conhecida como Delvinha. O indivíduo é identificado como um dos líderes do Comando Vermelho na zona Norte da capital. O filho dele, Gabriel, morreu na sexta-feira (25), em confronto com a Polícia Militar 

Mais de 120 policiais civis e militares integram a ação, que tem o objetivo de combater a atuação de uma organização criminosa, especialmente na prática de assaltos.