Piauí já registrou 19 mortes em decorrência da dengue somente em 2024, diz Sesapi

O município de Bom Jesus concentra o maior número de vítimas pela doença

O Piauí contabilizou a 19ª morte em decorrência da dengue somente em 2024, segundo atualização da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). Outras sete ainda estão investigadas pelo órgão. O município de Bom Jesus concentra o maior número de vítimas pela doença, sendo que das 19 mortes, 7 são apenas da cidade. 

  

Piauí já registrou 19 mortes em decorrência da dengue somente em 2024, diz Sesapi Reprodução

   

O último caso é de uma mulher natural de José de Freitas que morreu no último dia 4 de abril no Espirito Santo. Diante do óbito, o estado notificou a Sesapi, que contabilizou como a 19ª morte em decorrência da doença no Piauí. 

Em 2023, o Piauí havia registrado somente 4 mortes pela dengue. A capital Teresina já contabilizou 3 mortes pela doença, entre as vítimas, uma criança de 5 anos e a médica Laysa Lira, mãe do garoto. Ambos faleceram vítimas de dengue hemorrágica. Até o momento, os óbitos foram registrados nas seguintes cidades: 

O Ministério da Saúde voltou a ampliar o público-alvo da vacinação contra a dengue para evitar perdas de estoques de vacinas que estão próximas do vencimento. Doses com validade até 30 de junho e 31 de julho poderão ser aplicadas, preferencialmente, em crianças e adolescentes de 6 a 16 anos e não apenas de 10 a 14 anos.

Em nota técnica, a pasta orienta que estados com municípios que ainda não foram contemplados com a vacina da dengue realizem, preferencialmente, o remanejamento das doses com vencimento próximo para essas localidades. Já nos estados onde todos os municípios foram contemplados, as doses poderão ser aplicadas na faixa etária de 6 a 16 anos.