📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
O convidado deste sábado (24) do A10Cast, podcast da TV Antena 10, foi o diretor de Operações de Trânsito da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), Fernando Aragão. Durante bate-papo, ele abordou temas que vão desde o combate à violência no trânsito até operações de fiscalização e planejamento estratégico de segurança durante grandes eventos no estado.
Fernando Aragão explicou que, desde a posse do atual governador, Rafael Fonteles, e do secretário de Segurança, Chico Lucas, em 2023, a questão do trânsito tem sido tratada como uma prioridade. Ele ressaltou que os números de acidentes e mortes no trânsito são preocupantes e que, no Piauí, a mortalidade nas vias supera a registrada em crimes violentos intencionais.
“Desde o ano de 2023, quando o governador Rafael Fonteles e o secretário Chico Lucas assumiram, sempre foi uma preocupação grande se combater os crimes de trânsito e a violência no trânsito como um todo. Hoje a violência no trânsito só perde para doenças, como doenças cardiovasculares e câncer. Então é um problema crônico que afeta todo mundo. No Piauí se morre duas vezes mais no trânsito do que nas mortes violentas intencionais. Então foi criada dentro da SSP-PI a Diretoria de Operações de Trânsito, que eu coordeno, com esse objetivo de combatermos não somente os crimes de trânsito, mas também os crimes no trânsito. Enquanto estamos ali estamos combatendo o crime no geral”, disse Fernando Aragão.
Ele também detalhou as estratégias adotadas pela SSP-PI para reduzir acidentes e salvar vidas, destacando a importância do trabalho integrado entre diferentes forças de segurança, como a Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal.

“Começamos a trabalhar essas blitz integradas com a PM e a PC, às vezes em parceria também com a PRF, com o objetivo de reduzir o número de mortes no trânsito. O Piauí ocupava o topo quando se falava em mortes envolvendo motociclistas. Então essa sempre será nossa preocupação: salvar vidas e diminuir o número de sequelados nas nossas unidades de saúde”, destacou.
Caso da vaca esquartejada após acidente
Fernando Aragão também comentou o caso que repercutiu em todo o estado, em que pessoas esquartejaram uma vaca após um acidente ocorrido no último domingo (19), na Avenida Poty Velho, em Teresina.
O animal ainda estava vivo após a batida, que resultou na morte de um homem. O caso gerou indignação na população e motivou a Gerência de Proteção Animal (GPA) da SSP-PI a formalizar uma denúncia à Delegacia de Meio Ambiente para investigar os responsáveis.

“Não tem como não se sensibilizar com um caso desses. Até que ponto as pessoas chegaram nessa falta de sensibilidade. Você vê vários erros e crimes sendo cometidos. Primeiro o dono do animal, que responderá por homicídio culposo por deixar o animal solto. Em segundo, essa falta de sensibilidade de estar vendo um corpo no chão e as pessoas estavam muito mais preocupadas em tirar pedaços do animal. Quando elas fizeram isso, elas comprometeram a investigação, o trabalho da perícia e estão cometendo crimes. Esse local era para estar isolado. Geralmente esses animais de grande porte possuem um brinco ou um ferro, uma marca que identifica o proprietário. Então, quando eles fazem isso, eles podem incorrer no crime de fraude processual ou furto, porque estão levando partes do animal. Sem falar dos maus-tratos, porque o animal ainda estava vivo. Essas pessoas serão identificadas, tanto o dono do animal quanto essas outras pessoas que mexeram na cena do crime”, afirmou o diretor.
Operações de fim de ano
Fernando Aragão finalizou falando sobre o planejamento e a preparação da SSP-PI para o período de fim de ano, quando há aumento do fluxo de veículos e das festas no estado. Ele explicou que a segurança é organizada com antecedência, envolvendo estudos detalhados, alocação de policiais em diferentes funções e estratégias para prevenção de acidentes e crimes.

“Hoje temos uma gerência que trabalha os grandes eventos. Esses grandes eventos são todos traçados durante o ano. Se faz uma convocação maior de policiais para estarem lá, inclusive policiais à paisana, fantasiados, para tirar pessoas que estão com o intuito de cometer crimes. E uma determinação do secretário é que a diretoria esteja junto com essa gerência dentro desses grandes eventos realizando também um trabalho de trânsito para evitarmos os crimes no trânsito e os crimes de trânsito. Há todo um preparo, um estudo e, sem sombra de dúvidas, estaremos prontos para esses eventos e para levar segurança para o trânsito”, disse Fernando Aragão.
O A10Cast vai ao ar todo sábado, às 13 horas, na TV Antena 10. O programa também é disponibilizado na íntegra no YouTube após exibição na TV. Siga o perfil no instagram: @a10cast.
Fonte: Portal A10+