Baixo custo de manutenção, raça nativa piauiense e rica em genética: como funciona a criação da galinha canela-preta; VÍDEO! - Antena Rural
Antena Rural
ANTENA RURAL

Baixo custo de manutenção, raça nativa piauiense e rica em genética: como funciona a criação da galinha canela-preta; VÍDEO!

A aposta na raça vira alvo de interesse para produtores rurais no Piauí


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

A raça de galinha Canela-Preta, descoberta em 2008 no Piauí, ainda é pouco conhecida, mas vem ganhando destaque como uma grande oportunidade para produtores rurais. Com baixo custo de manutenção, tornou-se uma aposta promissora para criadores de aves. Além disso, a Canela-Preta apresenta alta capacidade de adaptação ao clima, sendo resistente tanto às chuvas quanto ao sol intenso. A raça também mantém boa imunidade, reduzindo o risco de doenças e evitando o comprometimento dos demais animais.


A produtora rural Débora Carvalho está entre as pessoas que decidiram apostar na raça Canela-Preta no Piauí. Seu criatório fica localizado na zona rural do município de Demerval Lobão. O interesse em investir na raça surgiu a partir da criação iniciada por sua mãe, que, no começo, tinha apenas o objetivo de manter a criação. “Esse é um legado da minha mãe, que me ensinou tanto na área de produção quanto na conservação da raça”, afirma a produtora ao Antena Rural. 

  

Débora conta com mais de 100 matrizes da Canela-Preta em seu criatório e consegue abastecer criadores no Piauí e em outros estados TV Antena 10
   

Atualmente, Débora conta com mais de 100 matrizes da Canela-Preta em seu criatório e consegue abastecer criadores no Piauí e em outros estados. Sob sua gestão, o trabalho iniciado pela mãe foi aprimorado, com foco principal na produção de pintos. Reativar o criatório e investir na comercialização da raça foi, para ela, uma forma de manter vivo esse legado. “Estou multiplicando a semente plantada no passado”, destaca.  

  

Baixo custo de manutenção, raça nativa piauiense e rica em genética: como funciona a criação da galinha canela-preta TV Antena 10

   

Sendo a única profissional habilitada em nível nacional, Débora conta que, desde a graduação, já estudava a raça. Com a entrada no mestrado, percebeu a necessidade de aprofundar as pesquisas sobre a Canela-Preta, uma raça ainda recente no Piauí. A partir de sua tese de doutorado, ela transformou o objeto de estudo em um negócio próprio. “De uma única galinha é possível comercializar o pinto, o ovo galado, ovos para consumo, aves abatidas e matrizes reprodutoras. Em nichos distintos, dá para obter até cinco produtos diferentes”, afirma Débora Carvalho.

Entre as particularidades da Canela-Preta está a capacidade de produzir, de forma natural, ovos de diferentes cores: marrom, amarelo, azul e verde. Sobre a ausência de ovos brancos, Débora explica que a alimentação é o principal fator responsável pela coloração típica da raça. Segundo ela, os ovos de cores não brancas também ajudam a dificultar a ação de possíveis predadores. Em seu criatório, é possível encontrar exemplares que representam fielmente a raça no Piauí, o que fortalece sua presença no mercado e amplia a capilaridade da criação coordenada por ela.

  

A aposta na raça vira alvo de interesse para produtores rurais no Piauí TV Antena 10

   

O analista da Embrapa, Marcos Jacob, responsável pela descoberta da raça há 17 anos no Piauí, destaca que a origem e a formação da Canela-Preta resultaram em um material genético de grande riqueza, cuja principal característica é a alta adaptabilidade. Ele também ressalta que muitos produtores ainda desconhecem o potencial produtivo da raça e que há criadores que nem sabem que os animais que possuem pertencem a uma raça reconhecida.

A assessora técnica da SAF, Abigail Carvalho, reforça que a Canela-Preta se tornou um patrimônio tombado pelo Estado. Segundo ela, falar sobre a raça é também tratar da expansão da biodiversidade piauiense, do fortalecimento da economia e da segurança alimentar de centenas de produtores rurais. E Débora Carvalho destaca que a aposta na raça Canela-Preta, além de ser lucrativa do ponto de vista econômico, também traz satisfação e prazer aos produtores que trabalham com a criação.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Sobre a coluna

Por Arnaldo Ribeiro

Por Arnaldo Ribeiro

Todo domingo, às 9h20 da manhã, na TV Antena 10

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

Você gosta do A10Cast, podcast da TV Antena 10?

ver resultado