Duplo homicídio em Teresina: polícia revela que ex-casal estava separado há 5 meses e que suspeito saiu de Parnaíba com crime planejado - Balanço Geral Piauí
Balanço Geral Piauí
POLÍCIA

Duplo homicídio em Teresina: polícia revela que ex-casal estava separado há 5 meses e que suspeito saiu de Parnaíba com crime planejado

Francisco Fernando foi preso poucas horas após matar a tiros a ex-companheira Penélope Brito e o vereador Thiciano Ribeiro; assista à coletiva


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

Atualizada às 17h37

As forças de segurança do Piauí divulgaram, nesta quarta-feira (27), novas informações sobre o assassinato do vereador Thiciano Ribeiro e da comandante da Guarda Civil Municipal de Parnaíba, Penélope Brito. Francisco Fernando de Oliveira Castro, de 35 anos, foi preso como principal suspeito do duplo homicídio, ocorrido no Centro de Teresina, por volta das 9h da manhã.

Segundo o delegado Anchieta Nery, da Polícia Civil do Piauí (PCPI), o crime tem motivação passional. Francisco Fernando teria saído da cidade de Parnaíba por volta das 00h30, já com o intuito de cometer o assassinato. O delegado relatou ainda que Penélope e Francisco estavam separados desde março.

“Trata-se de um crime passional. A gente em poucas horas conseguiu entender a dinâmica do crime graças às testemunhas oculares, as imagens, e conseguimos identificar o autor. Fomos a campo para fazer essa localização e a prisão em flagrante. Conseguimos localizá-lo e prendê-lo no carro que ele praticou o evento. Ele saiu de Parnaíba na madrugada de ontem, por volta 12h27, e veio com o intuito de praticar o crime. A vítima é ex-esposa do autor, então possivelmente ao final vamos ter um crime de feminicídio. Ainda tem que se juntar todo o material no inquérito. A vítima se separou do autor em março”, afirmou.

Ainda de acordo com o delegado, após o crime, Francisco Fernando passou na casa de familiares para relatar o que havia feito e se despedir.

  

Thiciano Ribeiro e Penelópe Brito
Reprodução

   

“Ele esteve em casa de familiares após o crime, se despedindo e tentando reunir esses recursos. Ele confessou o delito para alguns familiares, falou de uma situação de desespero e os familiares o aconselharam a se entregar. Essa foi a dinâmica em que a gente chega e faz a prisão em flagrante”, completou Anchieta Nery.


O delegado Barêtta, do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), classificou o caso como imprevisível e elogiou a rápida resposta da polícia


“Um crime que só o grande arquiteto do universo podia evitar. Nenhum aparato policial podia evitar. Mas a resposta do Estado foi dada de maneira eficiente e eficaz. O que nós temos é um crime que demonstra a passionalidade, contudo os autos do inquérito é que vão dar todos os detalhes de como o crime foi praticado”, disse Baretta.

  

Suspeito de matar ex-companheira e vereador de Parnaíba foi preso
Reprodução 

  

Sobre a possibilidade de fuga, Anchieta afirmou que não há confirmação do destino que o suspeito pretendia seguir após o crime. “A gente não pode precisar para onde ele pretendia ir até porque ele tinha a ciência de que ele não tinha a perspectiva de futuro. A gente tinha informações que ele ainda estava em Teresina, fechamos a cidade e, dentro de uma hora, o localizamos”, disse.


A arma usada no crime foi apreendida e está sob custódia no DHPP. Até o momento, não há confirmação se Penélope Brito havia recebido ameaças anteriores por parte do ex-companheiro.

Notas de pesar

A Prefeitura de Parnaíba emitiu notas de pesar lamentando a morte do vereador vereador Thiciano Ribeiro da Cruz e da servidora municipal Penélope Miranda de Brito Castro, Comandante da Guarda Civil Municipal, assassinados na manhã desta quarta-feira (27) pelo ex-companheiro da servidora que não aceitava o fim do relacionamento. O prefeito Francisco Emanuel também decretou luto oficial de três em virtude dos acontecimentos.

“Ambos deixam um legado de dedicação, compromisso e relevantes serviços prestados ao município de Parnaíba, sendo suas trajetórias lembradas com respeito e gratidão por todos que conviveram e compartilharam de sua missão”, diz um trecho.


A gestão municipal, em nota, destacou o trabalho do vereador no município e prestou solidariedade aos familiares, amigos e toda a população parnaibana. “Desejamos força e consolo a todos que conviveram com sua trajetória de dedicação e amizade ao nosso município”, escreveu.


A Prefeitura de Parnaíba também lamentou o falecimento da servidora Penelope Miranda de Brito Castro: “Neste momento de dor, nos solidarizamos com familiares, amigos e colegas, expressando nossos mais sinceros sentimentos e reconhecendo sua dedicação e contribuição ao serviço público na Guarda Civil Municipal. Que sua memória seja sempre lembrada com respeito e gratidão”, disse em nota.

Matérias relacionadas

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Sobre a coluna

Sob o comando de Beto Rego

Sob o comando de Beto Rego

De segunda a sexta, às 11h30 da manhã

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

Qual o telejornal que você mais gosta de acompanhar na TV Antena 10?

ver resultado