📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
Atualizada às 14h20
O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) deu início às investigações sobre o assassinato de Francisco David dos Santos Ribeiro, de 17 anos, no bairro Vila Operária, na zona Norte de Teresina. O crime ocorreu no domingo (17), e outro adolescente, de apenas 16 anos, também foi baleado.
Em entrevista à TV Antena 10, na manhã desta terça-feira (19), o delegado Natan Cardoso deu detalhes do andamento das apurações. As informações iniciais são de que David teria envolvimento com facções criminosas, e foi atraído pelos atiradores para o local do crime com o objetivo de buscarem uma arma de fogo.
TV Antena 10/A10+
O delegado destacou que a motivação estaria relacionada ao fato de a vítima ter trocado de facção. No caso, conforme a polícia, o indivíduo fazia parte do Bonde dos 40, na área do bairro Torquato Neto, mas teria passado a tentar se aproximar do PCC. O novo grupo criminoso não teria o recebido e criou uma emboscada para matá-lo.
"As duas vítimas foram ao encontro desses atiradores que estavam em outras duas motos. Eles iriam buscar uma arma de fogo na casa de um outro indivíduo também parceiro de crime deles, então, houve uma traição por parte dos atiradores, que passaram a efetuar disparos contra as duas vítimas, ou seja, eles se encontraram anteriormente de forma voluntária, eram parceiros de crime e houve essa traição nesse trajeto. Pelo que foi apurado, a vítima fatal fazia parte de uma facção criminosa e teria, como eles falam no jargão criminoso, rasgado a camisa, trocado de facção", explicou o delegado.
O outro adolescente foi atingido na nádega e encaminhado para o Hospital de Urgência de Teresina. Ele foi atendido, e depois recebeu alta médica. Natan afirmou que a polícia busca por mais informações sobre os autores do crime. Eles estavam em duas motocicletas.
"Não podemos declinar sobre maiores informações acerca das investigações, mas estão evoluindo bem. É mais um homicídio marcado por esse conflito entre organizações criminosas, indivíduos jovens que têm se perdido para a criminalidade e a gente vê que o fim que isso leva é sempre o mesmo, ou é morte ou cadeia", ressaltou.
A motocicleta em que as vítimas estavam foi apreendida pela polícia. "Estamos apurando ainda a propriedade. Foi aprendida, vai passar por perícia e vamos verificar para restituir ao proprietário, caso seja produto de roubo", explicou.
Imagens de câmeras de segurança foram recolhidas para subsidiarem as investigações. "Estamos realizando as primeiras oitivas para apurar melhor essa situação. Foram realizadas as primeiras diligências também com a perícia no local, e a colheita de materiais que podem auxiliar a identificar a autoria do delito", concluiu.
Fonte: Portal A10+