Prefeito Veim da Fetraf é novamente vítima de calúnia e Fake News em Miguel Alves-PI - Bastidores
Bastidores
BASTIDORES

Prefeito Veim da Fetraf é novamente vítima de calúnia e Fake News em Miguel Alves-PI

“Já tomamos todas as providências pra combater essas notícias caluniosas”, afirma assessoria jurídica.


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

Se a mentira sempre fez parte da política, em tempos de redes sociais elas ganharam proporções gigantescas, até mesmo nas pequenas e médias cidades. É o caso de Miguel Alves que, esse ano, tem vivido com uma série de fake news trazidas pelo grupo de oposição contra o Prefeito Veim da Fetraf (MDB) e seus familiares, como já mostrado na coluna.

  

Prefeito Veim da Fetraf é novamente vítima de calúnia e fake news em Miguel Alves Divulgação
   

Com um volume de campanha abaixo do esperado e pesquisas confirmando o favoritismo à reeleição do Prefeito, uma página no Instagram trouxe informações desconexas e fakes, uma delas tenta ligar Veim da Fetraf a uma operação da Polícia Federal, afirmando que “ele é investigado”. À coluna, Thiago Andrade, da assessoria jurídica, desmentiu e afirmou que:

Já tomamos todas as providências pra combater essas notícias caluniosas! O Prefeito Veim da Fetraf, e nem seus familiares, tiveram qualquer visita da PF, ou seja, não é investigado. Houve sim uma denúncia em relação a um contrato, onde os investigados é a própria empresa e secretário do município. Mas, o Prefeito não foi envolvido ou responde a inquérito na PF. É uma informação falsa que tentam passar para as pessoas”, declarou.

Tentaram ainda passar a ideia de que uma festa que será realizada em Migue Alves antes da eleição estaria irregular e seria para benefício político por acontecer a uma semana da eleição. Também essa informação é imprecisa e tendenciosa. Trata-se do tradicional Festejo de São Miguel Arcanjo, e que sempre aconteceu de 19 a 29 de setembro. 

“Todos os custos estão previstos na Lei Orçamentária Anual de 2023. O que a legislação eleitoral não permite são os gastos não previstos na LOA. Portanto, não há nada de irregular e muito menos a data, que tradicionalmente acontece os Festejos de São Miguel Arcanjo foi alterada. Ou seja, independente do calendário eleitoral nunca deixou de acontecer, independente de quem era o Prefeito. Não é uma festividade eleitoreira, como tentam passar”, explicou Thiago Andrade.

Fernando Viana,  que é Chefe de Gabinete, disse que em 2019 o então Prefeito Oliveira Júnior (PT) realizou a festa na mesma data, 28 de setembro e só não aconteceu em 2020 por causa da pandemia do coronavírus, que cancelou todos os eventos. Este ano ele seria o candidato, mas não pode concorrer porque foi declarado inelegível. Em seu lugar na disputa contra Veim da Fetraf assumiu Oliveira Neto (PT). 

“Essa festa é tradicionalmente feita no dia 28 de setembro. É a Festa do Vaqueiro, que começa pela manhã e termina com show de grandes bandas. Essa tradição começou no mandato da Prefeita Salete e todos os Prefeitos realizaram, independente de ser ano eleitoral. Agora, eles ficam plantando mentiras e informações sem contexto para enganar o povo. Mas, Miguel Alves tem memória e sabe de onde vem a mentira”, completou Fernando Viana.

Há ainda mais uma questão que foi dita na publicação, o caso de compra de combustíveis, onde denúncia aponta irregularidades nas notas fiscais. Sobre isso, o advogado esclarece que: “Estamos à disposição da Justiça para prestar todos os esclarecimentos necessários. Inclusive as informações já foram encaminhadas”.


Dê sua opinião:

Sobre a coluna

Wesslley Sales

Wesslley Sales

Jornalista, Especialista em Marketing Político, Mídias Sociais e Comunicação Produtor, Apresentador e Repórter na TV Antena10 Radialista e Redator

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

Após fracasso em Teresina, qual sua opinião sobre os institutos de pesquisas?

ver resultado