Para vencer atual gestão, PT poderá se unir até com a oposição nas eleições de 2024 - Conjuntura Política
Conjuntura Política
CONJUNTURA POLÍTICA

Para vencer atual gestão, PT poderá se unir até com a oposição nas eleições de 2024

Partidos poderão se alinhar na tentativa de derrotar Dr. Pessoa, do Republicanos


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

Nos último dias, tem ganhado força, nos bastidores da política piauiense, a possibilidade de que PT e Progressistas  se aliem na disputa pela prefeitura da capital.

Em campos políticos opositores, os dois partidos protagonizaram a maior rivalidade eleitoral em 2022 para o Governo do Estado e para o Senado Federal. Agora, os dois estão voltados para a prefeitura do maior colégio eleitoral do Piauí, o Palácio da Cidade. E, para isso, contam com o desgaste e o enfraquecimento da atual gestão.

Mas, seria possível esta aliança em 2024? Bem, algumas fontes afirmam que o PT não descarta uma chapa com o PP. Nesse caso, a sigla visa uma parceria entre dois deputados: Fábio Novo (PT) e Bárbara do Firmino (PP).

  

Prefeitura de Teresina TV Antena 10

   

O cálculo consideraria a experiência política de Fábio Novo e a herança política de Bárbara do Firmino. O petista defende que o partido lance um candidato e já tem se colocado à disposição. Em 2020, Novo  obteve 47.573 votos e ficou em quarto lugar na disputa pela Prefeitura de Teresina. Nas últimas eleições para deputado, Fábio Novo recebeu 35.510 votos.

  

Bárbara do Firmino e Fábio Novo poderiam se unir com uma chapa única para 2024 Thiago Amaral / Alepi / Jade Araújo - A10+
   

Já Bárbara representaria uma jovem, com uma herança política forte na memória do eleitor teresinense, uma vez que é filha de Firmino, que administrou a cidade por quatro vezes. Bárbara foi eleita em 2022, aos 28 anos, com 35.276 votos.

Questionado se esta aliança seria viável, Novo fez menção à chapa Lula (PT)-Alckmin (PSB):

“O presidente Lula foi buscar Alckmin para ser vice-presidente da República num momento delicado da conjuntura política nacional de pensar em reconstruir o país  […]. Ele tirou, dos quadros do PSDB, o Geraldo Alckmin que, no passo, inclusive foi seu adversário político, esquecendo as diferenças políticas. Acho que é muito cedo ainda pra falarmos sobre eleição para a prefeitura de Teresina. É normal que, num ano pré-eleitoral, se estabeleçam vários tipos de especulações […]. Volto a lembrar o caso Brasil, em que Lula e Alckmin esqueceram suas divergências políticas, formaram uma chapa com forças políticas que historicamente disputaram o poder.“

O deputado disse ainda que, na sua avaliação, o mesmo pode acontecer aqui em Teresina. Apesar disso, membros do Progressistas dizem que um acordo desta natureza é pouquíssimo possível e, até mesmo, improvável. Afirmam que Bárbara, se for candidata, disputará pelo próprio PP.

Outro detalhe que influenciará bastante os acordos futuros é a federação partidária que está prestes a ser oficializada entre PP e União Brasil. Este será um fator decisivo para viabilidade de uma aliança entre a federação e o PT no Piauí. 

Muitas conjecturas surgirão ainda, mas se há uma certeza é que a próxima eleição municipal tende a ser uma das mais concorridas ou acirradas da história de Teresina. Um contexto muito particular se desenha para 2024.

Fonte: Conjuntura Política - A10+


Dê sua opinião:

Sobre a coluna

Beatriz Ribas

Beatriz Ribas

Apresentadora da TV Antena 10, cientista política e social

Fique conectado