Análise: Bárbara fortalece o nome Firmino associada ao 45 para disputa municipal em 2024 - Bastidores
Bastidores
BASTIDORES

Análise: Bárbara fortalece o nome Firmino associada ao 45 para disputa municipal em 2024

Deputada é apontada como possível candidata a prefeita de Teresina nas eleições do ano que vem


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

A deputada tem se movimentado com desenvoltura pela capital e, claro, pelo parlamento. Na Câmara Municipal de Teresina um vereador disse à coluna Bastidores do A10+: “Ela está com vontade no corpo todo de disputar a Prefeitura de Teresina”.

A primeira estratégia funcionou. Para campanha do ano passado Bárbara Soares (PP) trocou seu sobrenome e conseguiu se eleger. Essa jogada de marketing trouxe a memória afetiva do eleitor pelo ex-prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB) morto em abril de 2021. Nascia para a política a Bárbara do Firmino.

  

Bárbara do Firmino é apontada como um dos nomes para concorrer à Prefeitura de Teresina em 2024 Alepi
   

Agora, Bárbara é vista como estratégica para conquistar a Prefeitura de Teresina. Enquanto o Progressistas, seu partido, a coloca como possível nome, o PSDB sonha em ter a filha de Firmino para voltar a comandar o Palácio da Cidade. O motivo é trazer à memória do eleitor as quatro administrações do seu pai e comparar com o mandato de Dr. Pessoa (REP).

Na Assembleia Legislativa o que se cogita é que o deputado Fábio Novo toparia fechar uma chapa com Bárbara do Firmino, uma aliança inesperada entre PT-PSDB. Já o vereador Edilberto “Dudu” Borges acredita ser quase impossível esta possibilidade com os tucanos.

Por outro lado, o Progressistas crê que a chapa ideal seria juntar a lembrança de Firmino Filho através da deputada Bárbara a uma federação com o União Brasil, trazendo Sílvio Mendes para a disputa.

Já um publicitário, especialista na área política, disse à coluna que o emocional do eleitor talvez não se comova apenas com o nome “Bárbara do Firmino”. O motivo é o foco da propaganda partidária. Mas, colocar dois ex-tucanos na mesma chapa pode também surpreender.

“Ela sempre é associada principalmente ao número do candidato e, neste caso, Firmino Filho e o 45 eram muito fortes. O teresinense tem ainda uma identificação com os tucanos, apesar da derrota na eleição passada. Casada com uma administração confusa do Prefeito Dr. Pessoa, a comparação será inevitável. Então, Bárbara do Firmino e o número 45, do PSDB, naturalmente é uma forte combinação. Claro, a filha de Firmino e o Sílvio Mendes pode ser uma combinação difícil de bater”, analisa.

Fonte: Bastidores - A10+


Dê sua opinião:

Sobre a coluna

Wesslley Sales

Wesslley Sales

Jornalista, Especialista em Marketing Político, Mídias Sociais e Comunicação Produtor, Apresentador e Repórter na TV Antena10 Radialista e Redator

Fique conectado