Golpistas oferecem falsas ofertas de emprego nas redes sociais; veja como não cair - É Fato ou Fake, COAR?
É Fato ou Fake, COAR?
É FATO OU FAKE, COAR?

Golpistas oferecem falsas ofertas de emprego nas redes sociais; veja como não cair

Os golpistas estão inovando cada vez mais e enviando mensagens até com outros idiomas


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

A COAR estreia coluna no A10+. Neste espaço, serão colocadas as apurações e matérias sobre a primeira agência de checagem do Piauí. Nesta primeira postagem, a COAR analisou que os golpistas estão utilizando das redes sociais para oferecer falsas vagas de emprego.

Conferimos mais uma vez mensagens de golpistas se passando por funcionários da Amazon com ofertas de emprego no Twitter e Instagram. Em agosto, a COAR publicou um vídeo onde o Diretor de Relações Humanas (RH) para as operações na Amazon no Brasil, Fabiano Arroyo, faz um alerta sobre falsas ofertas de serviços em nome da multinacional.

Sempre destacamos que uma das principais formas de identificar se uma informação é verdadeira, é se atentar à escrita do texto. No caso, os golpistas estão inovando cada vez mais e enviando mensagens até com outros idiomas para simular que é uma contratação de credibilidade, já que a Amazon é uma multinacional de tecnologia.


O salário é outro ponto, os golpistas nesta mensagem oferecem salário de 10 a 200 dólares por dia. A COAR checou outras ofertas de salários com valores altos. Essas são formas maliciosas de chamar a atenção de quem procura uma vaga de emprego: salários altos, contratação imediata e facilidades de trabalhar de forma remota. 

Vale lembrar que, a Amazon não envia mensagens por DM aos usuários para divulgar vagas de emprego. Na verdade, as vagas são publicadas sempre no site da empresa: https://www.amazon.jobs/pt/.

  

Print de mensagem em DM de usuário
Reprodução

   

OUTROS BOATOS

Os golpistas tentam obter dados por meio de e-mails, mensagens de texto ou ligações fraudulentas. A Amazon é um dos principais assuntos utilizados por golpistas em mensagens no email e WhatsApp. Os falsos anúncios são mais referentes a: “Cobrança de assinatura da Amazon Prime” e “Falsos alertas sobre atividades suspeitas em sua conta da Amazon”.

FIQUE ATENTO

A COAR ressalta ao usuário para intensificar a segurança no uso do aplicativo, por meio do recurso de verificação em duas etapas, disponível na plataforma WhatsApp. Para saber como realizar o procedimento, a própria plataforma disponibiliza em seu site um passo a passo de como ativar esse recurso de segurança.

Ainda fazemos o alerta para que não interaja de forma alguma com perfis suspeitos nem clique em links enviados por pessoas desconhecidas. Em alguns casos, a vítima pode ter seus dados e imagens utilizados indevidamente por suspeitos para realizar compras ou aplicar golpes em nome da vítima.

Referências da COAR:

Amazon

WhatsApp

A COAR ressalta que ao receber uma mensagem duvidosa, desconfie e não forneça seus dados antes de ter certeza de que é verdadeira. Qualquer dúvida nos contate pelo WhatsApp, Telegram ou pelo nosso email [email protected] ou mesmo pelo Instagram (@coarnoticias).

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Sobre a coluna

Coar Notícias

Coar Notícias

Sua dose diária de credibilidade

Fique conectado