Dicas para identificar um boleto falso e não cair em golpes financeiros - É Fato ou Fake, COAR?
É Fato ou Fake, COAR?
É FATO OU FAKE, COAR?

Dicas para identificar um boleto falso e não cair em golpes financeiros

Um sinal de alerta é o fato de o aplicativo do banco não conseguir ler o código de barras


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O número de chaves PIX cadastradas já é o dobro da população brasileira. Segundo dados do Banco Central do Brasil (BC), até julho deste ano foram registradas 478 milhões de chaves, duas vezes mais que os 214,9 milhões de brasileiros. Apesar do PIX ser bastante adotado, o boleto ainda é uma das formas de pagamento favoritas dos brasileiros. Mais precisamente, ocupa o segundo lugar da preferência nacional. Para ter certeza que o boleto que você recebe ou irá pagar é confiável e não é falso, a COAR te fornece algumas dicas: 

1. Certifique-se de que a fonte é confiável

O ideal é conhecer bem a empresa emissora e saber se ela realmente é confiável.

2. Confira se o app do banco consegue ler o código de barras

  

Dicas para identificar um boleto falso e não cair em golpes financeiros
Reprodução
   

Um sinal de alerta é o fato de o aplicativo do banco não conseguir ler o código de barras, obrigando o usuário a copiar o número do boleto.

3. Atente-se aos nomes no boleto

Boletos registrados em Débito Direto Autorizado (DDA) no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) do pagador e que tenham como beneficiário um nome não reconhecido pelo responsável em fazer o pagamento devem acender um alerta.

4. Fique atento a valores discrepantes

Se o valor no momento do pagamento for diferente do que está impresso no boleto, cuidado!

5. Desconfie de boletos repentinos que chegam por e-mail ou SMS

Receber por e-mail ou mensagem uma segunda via de boleto que não tenha sido solicitada sinaliza uma grande chance de o documento ser uma fraude.

6. Confira erros ortográficos

Erros ortográficos são comuns em boletos falsos. Verifique se há algo assim no documento e, caso haja, ligue o alerta.

Cuidado com golpes financeiros

Um dos maiores atrativos de fraudes financeiras são as ofertas com valor muito abaixo da média. De acordo com a pesquisa do CNDL e do SPC, a grande maioria das queixas vêm do não recebimento de produtos comprados pela internet. Caso se depare com um valor de um produto muito inferior aos concorrentes, desconfie. 

Pesquise outros produtos semelhantes e compare a média de preços. Dê preferência a empresas já conhecidas e de credibilidade: você pode utilizar sites como Reclame Aqui, por exemplo, para verificar a reputação da empresa no processo de compra.

No caso de alguma pessoa entrar em contato oferecendo uma oportunidade incrível, mais uma vez: desconfie. Se a oportunidade é assim tão boa, por que ela chegou tão facilmente a você? Fique atento a mensagens maliciosas de pessoas que prometem boas oportunidades quando, no fundo, só querem uma forma de extrair seu dinheiro e aplicar um golpe financeiro.

Outro padrão muito aplicado é o de um retorno exorbitante esperado em pouco tempo. O objetivo desses golpes é fisgar principalmente pessoas que não acompanham os índices de investimento. Por exemplo, a promessa de um retorno garantido de mais de 20%, por exemplo, é uma das falácias mais aplicadas.

Fique atento também aos esquemas de pirâmide, em que se promete um ganho considerável atraindo outras pessoas para o mesmo esquema. Esta prática criminosa tem um padrão: muitos que estão no topo da pirâmide somem com todo o dinheiro, deixando todos os demais que atraíram novos integrantes sem nada.

É possível fazer uma denúncia aos órgãos oficiais quando se deparar com esquemas de fraude ou golpes financeiros de forma totalmente online, sem precisar se identificar.

Referências da COAR:

Estadão

Embracon

A COAR ressalta que ao receber uma mensagem duvidosa, desconfie e não forneça seus dados antes de ter certeza de que é verdadeira. Qualquer dúvida nos contate pelo WhatsApp, Telegram ou pelo nosso e-mail [email protected] ou mesmo pelo Instagram (@coarnoticias).

Fonte: É Fato ou Fake, Coar? - A10+


Dê sua opinião:

Sobre a coluna

Coar Notícias

Coar Notícias

Sua dose diária de credibilidade

Fique conectado