Eleições 2022: mais de 2,5 milhões de piauienses estão aptos a votar neste domingo; saiba tudo - Eleições 2022
Eleições 2022
A10+ NAS ELEIÇÕES

Eleições 2022: mais de 2,5 milhões de piauienses estão aptos a votar neste domingo; saiba tudo

O A10+ preparou uma reportagem especial mostrando o que pode ou não no dia da votação


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

Neste domingo (02) ocorre o 1º turno das eleições gerais de 2022 em todo o Brasil. No Piauí, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais de 2,5 milhões de eleitores estão aptos a votar. Hoje, os brasileiros irão às urnas para votar nos cargos de deputado federal, estadual, senador, governador e presidente da República.

O A10+, portal de notícias da TV Antena 10, preparou uma reportagem especial mostrando o que pode ou não neste dia da votação. O que levar, quais são as recomendações, horário de votação, e quem são os candidatos que disputam o cargo de governador do Piauí. Confira abaixo: 

Cabine de votação
Rovenna Rosa / Agência Brasil

   

Horário de votação e o que levar

As seções devem iniciar às 8h e encerrar às 17h. O eleitor deve comparecer à sua zona eleitoral levando um documento oficial com foto (carteira de identidade, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), identidade social, passaporte, certificado de reservista, carteira de trabalho ou outro documento de valor legal com foto). A apresentação do título eleitoral não é obrigatória. Há ainda a possibilidade de a eleitora ou o eleitor votar com o e-título, a versão digital do título de eleitor.

De acordo com os dados divulgados pelo Tribunal Regional Eleitoral, são 2 milhões 573 mil e 810 eleitoras/eleitores aptos a votar no Piauí. A maior parcela do eleitorado piauiense é feminino.

Votação

Urna eletrônica
Reprodução

 

Em 2022, o eleitor vai votar nesta ordem para os seguintes cargos: Deputado federal (com quatro dígitos); Deputado estadual (com cinco dígitos); Senador (com três dígitos); Governador (com dois dígitos); e, por último, Presidente da República (com dois dígitos).

Para os cargos de deputados estaduais e federais você pode votar apenas nas legendas, para que o partido consiga vagas no legislativo sem escolher um candidato.


De acordo com o TSE, para o cargo o eleitor deve digitar os dois primeiros números do partido. Ao votar, você pode digitar apenas esses números e parar por aí, apertando a tecla “confirma” duas vezes.

Candidatos

Horário de votação será unificado em todo o país nas Eleições 2022
José Cruz / Agência Brasil


No estado do Piauí, 2.573.810 eleitores, distribuídos em 224 cidades, estão aptos para votas nessas eleições. Caso nenhum candidato alcance 50% dos votos válidos, o segundo turno acontece ocorrerá no dia 30 de outubro.

Deputado Federal

Segundo levantamento, cerca 10,6 mil candidatos concorrem as 513 vagas para deputado federal. No Piauí, 177 candidatos disputam 10 cadeiras na Câmara Federal,  a distribuição das cadeiras é feita entre os estados conforme o tamanho da população local.

Deputado Estadual

Serão eleitos 30 candidatos para deputado estadual. Segundo o TSE, 210 candidatos estão concorrendo ao pleito no Piauí.

Senador

No Piauí, atualmente, seis candidatos disputam vaga ao senado. Anteriormente, 8 candidatos estavam com candidaturas registradas, mas Fábio Sérvio e Don Lotti desistiram da disputa. Os candidatos são: Albetiza Moreira (PCO), Ajosé Fontenele  (PMN), Egmar, Gervásio e Romildo - 166 (PSTU) – Candidatura ao Senado coletivo e socialista, George Mágno (PSOL), Joel Rodrigues (PP) e Wellington Dias (PT). 

Governador

Oito candidatos disputam o cargo de governador, no entanto, duas candidatas tiveram seus registros indeferidos pelo TRE-PI, são elas: Gessy Lima (PSC) e Lourdes Melo (PCO). Os números delas irão aparecer nas urnas e os votos serão computados após julgamento dos processos. 

Candidatos ao governo do Piauí
A10+

   

Na última quinta-feira (29), o coronel Diego Melo (PL) abriu mão da candidatura a dois das eleições. Concorrem ao cargo de governador: Rafael Fonteles (PT), Gessy Lima (PSC), Sílvio Mendes (UB), Madalena Nunes (PSOL), Gustavo Henrique (Patriota), Lourdes Melo (PCO), Geraldo Carvalho (PSTU) e Ravenna Castro (PMN). 

Presidente da República

A disputa pela vaga no Palácio do Planalto tem 11 nomes, são eles: Ciro Gomes (PDT), Constituinte Eymael (DC), Luiz Felipe d’Avila (Novo), Jair Bolsonaro (PL), Léo Péricles (UP), Lula (PT), Padre Kelmon (PTB), Simone Tebet (MDB), Sofia Manzano (PCB), Soraya Thronicke (União Brasil) e Vera Lúcia (PSTU).

O que pode e não pode no dia da votação

É proibido o uso de celular na cabine de votação
Reprodução


É proibido ao eleitor portar aparelho celular, máquina fotográfica, filmadora, equipamento de radiocomunicação ou qualquer instrumento que possa comprometer o sigilo do voto. Este ano, após entregar o documento de identificação ou depois de mostrar a versão digital do e-Título pelo celular, você terá de deixar o aparelho de celular desligado, seguindo as orientações do mesário.

Porte de armas

Este ano a resolução TSE Nº 23.669/ 2021 proíbe que pessoas portando armas se aproximem a menos de 100 metros das seções eleitorais. A medida também proíbe o transporte e posse de armas pelos CACs na véspera, no dia e pós-eleição.

A exceção é apenas para quando agentes de segurança (em atividade geral de policiamento no dia das eleições) forem votar.

Pode entrar acompanhado de crianças?

No geral, não há proibição que crianças acompanhem a votação com seus responsáveis, mas quem determina o se é ou não permitido dentro da seção é o mesário.

Propaganda

É proibido a distribuição de santinhos, adesivos ou a realização de qualquer tipo de propaganda política, mas a legislação permite que o eleitor , a distribuição de material gráfico só é permitida até as 22h do dia 1 de outubro, mas o eleitor pode fazer uso de bandeira, broche, adesivo e camiseta em forma de manifestação individual e silenciosa.

A prática de pedir voto também é proibida e pode gerar pena de até 1 ano de prisão.  

Propaganda
Agência Senado

   

Cola

A justiça eleitoral recomenda que os eleitores levem anotados os números dos candidatos de sua preferência.

 

TSE disponibiliza cola para os eleitores anotarem os números de candidatos
TSE

Urnas

Eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida poderão contar com a ajuda de uma pessoa de sua escolha na hora da votação, mesmo que não tenham solicitado antecipadamente à juíza ou ao juiz eleitoral.

A urna em 2022 terá ainda legenda em Libras para o eleitorado com deficiência auditiva. Para as pessoas com deficiência visual, além do sistema Braille e da identificação da tecla 5 nos teclados do aparelho, também são disponibilizados nas seções eleitorais fones de ouvido para que eleitores cegos ou com baixa visão recebam sinais sonoros com a indicação do número escolhido e o retorno do nome da candidata ou do candidato em voz sintetizada.

Cobertura

Durante todo domingo (02), o A10+ estará realizando a cobertura completa das Eleições 2022 no Piauí. A partir das 18h, Sayuri Sato e Beatriz Ribas comandam uma atração ao vivo através do A10mais.com com os principais fatos da campanha, apuração dos votos e a movimentação política na reta final.


Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Sobre a coluna

A10+

A10+

Tudo sobre as eleições 2022 no cenário nacional e local

Fique conectado