📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
(Atualizada às 16h)
A TV Antena 10, afiliada à Record TV no Piauí, realizou nesta segunda-feira (26), o "Fogo Cruzado" com candidatos ao governo do Estado. O programa foi mediado pela primeira vez por duas mulheres, Sayuri Sato e Beatriz Ribas.
O debate marca o início da última semana de campanha eleitoral para o pleito deste ano. Estarão presentes no Fogo Cruzado: Coronel Diego Melo (PL), Gessy Lima (PSC), Gustavo Henrique (Patriota), Madalena Nunes (PSOL), Rafael Fonteles (PT) e Sílvio Mendes (União Brasil).
O primeiro bloco do Fogo Cruzado foi marcado pelo embate entre candidatos que apresentaram propostas dentro de cinco temáticas: saúde, saneamento básico, educação, segurança pública, emprego e renda e turismo.
Madalena Nunes (PSOL) foi a primeira sorteada e questionou o candidato Silvio Mendes (União Brasil) sobre saneamento básico. Na sequência, Silvio Mendes convidou o candidato Coronel Diego Melo (PL) para falar sobre segurança.
Para o embate seguinte, Coronel Diego Melo escolheu o candidato Rafael Fonteles (PT) para questionamentos sobre emprego e renda. Seguindo no embate, Rafael Fonteles questionou o candidato Gustavo Henrique (Patriota) para questionamentos sobre turismo.
Assista ao debate na íntegra em duas partes:
Gustavo Henrique teve apenas a candidata Gessy Lima (PSC), que ainda não havia sido chamada, para debater sobre educação. Para encerrar a rodada de embates, a candidata Gessy Lima convidou Madalena Nunes, para falar sobre saúde.
O bloco foi encerrado com o candidato Silvio Mendes (União Brasil) e o candidato Coronel Diego Melo (PL) tendo os pedidos de respostas deferidos.
O segundo bloco foi marcado pelo embate direto entre Gustavo Henrique e Sílvio Mendes, que iniciaram o assunto falando sobre Ciro Nogueira, quando Gustavo questionou Sílvio sobre os antigos aliados do atual Ministro da Casa Civil, que hoje apoia Jair Bolsonaro.
Durante grande parte do debate, os candidatos afirmaram que Sílvio Mendes é apoiado por Jair Bolsonaro. Sílvio, durante sua participação com Gustavo Henrique, reiterou ainda que não possui candidato a presidência.
“Eu não tenho candidato. Vocês estão inquietos com essa história. Eu sou candidato a governador do Piauí. Tenho experiência, já fiz e prometo fazer, não mentir, não enganar e não roubar dinheiro da educação e saúde”, respondeu para Gustavo. Sílvio disse ainda que Gustavo estaria ‘agressivo’ em seus posicionamentos durante o debate.
Sílvio citou ainda o episódio em que a então vice de Gustavo Henrique, a advogada Josselene Muniz, deixou de lado a candidatura para apoiar Mendes. “Você ficou incomodado da sua vice ir no meu escritório porque depois que me conheceu preferiu me apoiar por achar que eu cuidaria bem do estado”.
“Se você levou uma má companhia que estava comigo, graças a Deus. Estou com Domingos Bezerra e esse sim é uma boa companhia e tem feito uma ótima companhia andando nas ruas de Teresina e Piauí. Todos sabem o caráter que Domingos tem, mas se você quer andar mal acompanhado…” rebateu Gustavo Henrique.
Ainda no segundo bloco Gessy e Coronel Diego Melo apresentaram propostas sobre a segurança pública. Melo disse que o governo atual não valoriza a classe policial e que, se eleito, promoverá concurso público para aumentar o número de pessoal na segurança pública piauiense.
Fotos: Anna Paula Couto / A10+
No terceiro bloco, os seis candidatos ao governo tiveram a temática livre para abordar durante os confrontos. Os candidatos, ao convidarem os adversários de sua escolha, levantaram temáticas como política para população negra, turismo, causa animal, descarte de lixo, redução de impostos e precatório e educação
O primeiro sorteado foi Rafael Fonteles (PT) que convidou Silvio Mendes (União Brasil) para debater sobre políticas para população negra. Os candidatos trocaram farpas e acusações. Na sequência, o candidato Silvio Mendes escolheu Gessy Lima (PSC) e fez questionamentos sobre turismo.
A causa animal foi o tema escolhido por Gessy Lima para fazer questionamentos a Madalena Nunes. Em diante, Madalena Nunes convidou Diego Melo para debater sobre descarte de lixo.
O maior embate do bloco foi entre Gustavo Henrique e Coronel Diego Melo. Gustavo Henrique questionou o oponente sobre políticos exercendo cargos de secretarias, além de sua suposta ausência no quartel e a declaração de Jair Bolsonaro, candidato a presidência, a Silvio Mendes e Joel Rodrigues: você está vinculando a esse candidato que ai está. Desse atual desgoverno. Nós vamos reduzir impostos, taxas e burocracia que ele criou, que você apoia a criação. Nós temos o dobro da carga tributária de como eles e você assumiram o governo há 20 anos atrás. Eu estou a três anos na associação dos oficiais, eleito, e lá trabalhando todos os dias pela segurança pública do Piauí, declara Diego Melo.
Na resposta, Gustavo Henrique seguiu trocando farpas e respondendo alegações de Diego Melo: dizer que ninguém me comanda. Eu não sou coronel nem soldado. Ninguém me comanda, não tenho um lado, tu está toda hora ai nas tuas redes sociais com ministro da Casa Civil, tu recebeu R$ 600 mil de fundo eleitoral, eu não recebi zero, tu era contra até dois anos atrás, recebeu e está gastando como vários outros candidatos aqui presente. Eu não sou hipócrita, afirmou Gustavo Henrique.
Após o embate, foram julgados dois direitos de resposta. A candidata Madalena Nunes teve pedido de direito de resposta indeferido, assim como o Coronel Diego Melo. Encerrando o bloco, Gustavo Henrique convidou Rafael Fonteles e fez questionamentos sobre precatório e educação.
Antes do encerramento, Silvio Mendes teve direito de resposta deferido após novas alegações do candidato Gustavo Henrique.
“Os policiais hoje se quer têm equipamento. Nós temos muito o que fazer na segurança pública, mas o básico é pagar os policiais, fazer concursos públicos. Hoje temos quase metade dos policiais do que tínhamos em 1993; hoje estamos numa epidemia de violência e o culpado disso é o PT . Vamos afastar o PT e resgatar a segurança”, disse Melo.
Sobre segurança pública, Gessy ressaltou que está em seu plano de governo fazer um novo concurso público para aumentar o efetivo policial piauiense e assim garantir mais segurança para a população que vive assustada com o crescimento da violência.
“Eu Gessy, como a próxima governadora do Piauí, vou realizar novos concursos para aumentar o efetivo de toda força de segurança em 6 mil novos homens e mulheres, que darão para você piauiense a liberdade de ir para o trabalho sem medo de perder seus bens ou até mesmo sua vida. Vou promover ações que aproximarão toda a força de segurança com a população. Vocês que fazem a segurança são heróis”, disse.
Em outro momento Sílvio Mendes também foi citado durante embate entre Rafael Fonteles e Madalena Nunes. Rafael e Madalena citaram episódios onde Sílvio teria falado sobre a cor da pele de uma jornalista e onde, posteriormente, teria falado que não há diferença nos cuidados que o estado deve ter com pessoas brancas e negras. No terceiro bloco, onde houve o confronto direto entre Mendes e Fonteles, os dois continuaram a discorrer sobre o assunto.
No quarto e último bloco do debate promovido pela Antena 10 os seis candidatos ao governo do Piauí, Coronel Diego Melo, Madalena Nunes, Sílvio Mendes, Gessy Lima, Gustavo Henrique e Rafael Fonteles fizeram suas considerações finais.
Todos os seis candidatos tiveram 2 minutos para fecharem sua participação no programa e utilizaram desse espaço para reiterar suas propostas de governo e explicitar aos eleitores o porquê devem receber seu voto no dia 02 de outubro, quando acontece o primeiro turno das eleições de 2022.
Em seus últimos momentos, os candidatos reforçaram sobre seus planos para educação, saúde, segurança pública, geração de renda e etc. e também utilizaram o espaço para agradecer e pedir votos para seus aliados.
Assista aos vídeos dos bastidores:
Fonte: Portal A10+