Governador eleito Rafael Fonteles pede união do país após vitória de Lula - Eleições 2022
Eleições 2022
ELEIÇÕES 2022

Governador eleito Rafael Fonteles pede união do país após vitória de Lula

Petista venceu com mais de 60 milhões de votos; segundo turno ocorreu neste domingo (30)


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O governador eleito Rafael Fonteles conversou com a imprensa neste domingo (30) após a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como novo presidente a partir de janeiro de 2023. O petista comentou que o Brasil precisa de união e mesmo com o país dividido após uma eleição extremamente polarizada, Fonteles relatou que Lula irá governar para todos.

Fonteles, apoiadores e militantes comemoraram a vitória de Lula no Clube Apecef,na Avenida Presidente Kennedy, em Teresina. O senador eleito Wellington Dias (PT) não esteve no ato político porque viajou a São Paulo para acompanhar a apuração dos votos da disputa presidencial.

Governador eleito Rafael Fonteles pede união do país após vitória de Lula
Jade Araújo / A10+
 
 
 
A vitória de Lula foi confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) quando havia 98% das urnas apuradas, às 19h57. Àquela altura, ele tinha 50,83% dos votos válidos e não poderia mais ser alcançado por Jair Bolsonaro (PL), que contabilizava 49,17%. O petista bateu recorde e teve mais de 60 milhões de votos, sendo o candidato a presidente mais votado da história do Brasil.


“Nós temos que reconhecer que foi uma eleição disputada, temos que entender que o país precisa de união e amor, e acabei de ouvir o discurso de Lula e fiquei feliz dele priorizar isso. Nós tiramos o Bolsonaro, mas os bolsonaristas são compatriotas, vamos conversar com todos e governar com todos”, comentou Fonteles. 

PT reuniu militância para comemorar vitória de Lula
Jade Araújo / A10+
 
 
 
Para Rafael há possibilidade que o ex-governador e senador eleito Wellington Dias (PT), ocupe um ministério na gestão de Lula, e que essa seria uma forma de reconhecer a importância do Piauí nessa eleição. O estado deu, pela segunda vez, o maior percentual de votos para o ex-presidente.


“Mais uma vez o Brasil deve ao nordeste e ao Piauí a vitória de Lula. Estou rezando para ele reconhecer que o Piauí foi extremamente importante,”, disse o governador eleito, reafirmando que nunca duvidou do resultado das eleições. “Confesso que esperava mais, foi apenas 2 milhões de diferença, vamos apurar se essa questão do transporte impactou nesses votos, é preciso investigar. Mas isso o judiciário vai cuidar”, finalizou. 

Governador eleito Rafael Fonteles comemorou de vitória de Lula; no Piauí, petista teve mais de 76% dos votos
Jade Araújo / A10+

Eleito, Lula discursa e diz que é hora de restabelecer a paz: "Não existem dois Brasis"

O agora presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez o discurso da vitória em São Paulo na noite deste domingo (30). Ele afirmou que o momento é de "restabelecer a paz entre os divergentes". Lula disse que vai governar para todos os brasileiros, e não só para os que votaram nele. Para o presidente eleito, "não existem dois Brasis".

A vitória de Lula foi confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) quando havia 98% das urnas apuradas, às 19h57. Àquela altura, ele tinha 50,83% dos votos válidos e não poderia mais ser alcançado por Jair Bolsonaro (PL), que contabilizava 49,17%. 

Eleito, Lula discursa e diz que é hora de restabelecer a paz: "Não existem dois Brasis"
Fábio Vieira / Metrópoles


"Meus amigos e minhas amigas. A partir de 1º de janeiro de 2023, vou governar para 215 milhões de brasileiros e brasileiras, e não apenas para aqueles que votaram em mim. Não existem dois Brasis, somos um único país, um único povo, uma grande nação", afirmou Lula.

Lula defendeu a paz e a convivência harmônica no país. "Estou aqui para governar esse país numa situação muito difícil. Mas tenho fé que com a ajuda do povo, nós vamos encontrar uma saída para que esse país volte a viver democraticamente, harmonicamente. E a gente possa inclusive restabelecer a paz entre as famílias, os divergentes, para que a gente possa construir o mundo que nós precisamos, e o Brasil", completou.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Sobre a coluna

A10+

A10+

Tudo sobre as eleições 2022 no cenário nacional e local

Fique conectado