Rafael Fonteles derrota Sílvio Mendes em eleição histórica e é eleito governador do Piauí - Eleições 2022
Eleições 2022
POLÍTICA

Rafael Fonteles derrota Sílvio Mendes em eleição histórica e é eleito governador do Piauí

Ex-secretário de Fazenda concorreu a um cargo político pela primeira vez


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

(Atualizada às 22h19)

Com 97% das urnas apuradas, Rafael Fonteles (PT) foi eleito governador do Piauí. O petista venceu a disputa ainda no 1º turno com mais de 57% dos votos. O ex-prefeito de Teresina, Sílvio Mendes (UB) ficou em segundo lugar com mais de 41% dos votos, de acordo com o painel de divulgação dos votos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

Por volta das 22h19, Fonteles já ultrapassava mais de 1.084.327 votos, cerca de 57% contra 41,70% de Sílvio Mendes (UB), o que representa mais de 792.402 votos.

  

Rafael Fonteles, do PT, é eleito governador do Piauí
Jade Araújo / A10+

  

Esta foi a 1ª vez que Fonteles concorreu a um cargo político. As pesquisas já mostravam que Fonteles poderia ser eleito ainda no 1º turno. Após o resultado, o petista reuniu militantes e apoiadores e comemorou a vitória na disputa estadual.

Biografia de Rafael Fonteles 

O candidato do PT, Rafael Tajra Fonteles, 37 anos, nasceu em Teresina, é filho do ex-deputado estadual e federal Nazareno Fonteles, que também foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores no Piauí.

Formado em bacharelado em matemática pela universidade Federal do Piauí, fez mestrado em Economia e Matemática no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Aos 29 anos foi convidado para ser Secretário da Fazenda do Piauí, onde quitou a dívida com a União, Coordenou o PRO-Piauí, programa de desenvolvimento com obras e ações nas mais diversas áreas, em todos os 224 municípios. Foi eleito por dois mandatos para presidente do COMSEFAZ, comitê que reúne secretários de fazenda de todos os estados do Brasil e do Distrito Federal. 

O candidato é filiado ao Partido dos Trabalhadores desde os 16 anos. Iniciou sua carreira como professor de matemática do Instituto Dom Barreto e depois do mestrado passou a se dedicar ao empresariado. Ele é sócio e fundador do Grupo Educacional CEV e da Econométrica Investimentos. 

Em setembro, durante sabatina na TV Antena 10, Fonteles afirmou que, eleito governador, vai gerar 80 mil novos empregos no Piauí.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Sobre a coluna

A10+

A10+

Tudo sobre as eleições 2022 no cenário nacional e local

Fique conectado