Mas afinal, como empreender na Odontologia? - Empreender Mais
Empreender Mais
EMPREENDER MAIS

Mas afinal, como empreender na Odontologia?

Montar um negócio do zero não é fácil, por isso montamos uma lista completa para você que deseja empreender


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

Ser empreendedor não é fácil e não é para todos! Você terá que resolver problemas e tomar decisões importantes todos os dias! Por isso, listamos abaixo algumas vantagens e desvantagens de ser um empreendedor, confira!

Vantagens de se tornar um empreendedor dentista:

  • Trabalhar para uma clínica/consultório que é sua não de outra pessoa;
  • Possibilidades de obter maior lucro do que como um colaborador em outras clínicas (se o negócio der certo);
  • Maior flexibilidade de horário, desde que você saiba se planejar;
  • Chance de voltar a ter uma renda se você estiver desempregado.

  

Mas afinal, como empreender na Odontologia?
Reprodução

   

Desvantagens de se tornar um empreendedor dentista:

  • Necessidade de arcar com todos os custos fixos e variáveis;
  • O seu salário será sempre incerto (é possível prever, mas raramente se tem certeza de quanto será o lucro real obtido);
  • O negócio pode exigir um investimento inicial com capital próprio, dos pais ou a crédito (como empréstimos);
  • Inexistência de benefícios trabalhistas (como décimo terceiro, INSS, FGTS).
  • Se você avaliar os riscos e mesmo assim deseja ser empreendedor o primeiro passo será fazer um plano de negócios. É preciso estudar qual será o capital inicial necessário para montar sua empresa, qual será o público alvo, o ponto ideal, nome, e todas as questões que envolvem a abertura de uma empresa.

Por isso, veja o passo a passo abaixo para empreender na Odontologia:

  • Defina seu nicho
  • Uma vez que você decidiu empreender e abrir seu próprio negócio na Odontologia é importante pesquisar o mercado e avaliar em qual segmento você poderá atuar.
  • Definir um nicho é fundamental, isso é, saber quem será o seu público pagador. Você irá prestar serviço para dentistas ou pacientes? Classe A, B, C ou D? Crianças, jovens, adultos ou idosos?
  • Depois de definir o seu público alvo é importante validar a sua expectativa. Ou seja, lançar uma pesquisa de mercado com o seu público para saber se a sua expectativa coincide com a realidade.

Se especialize

  • Para empreender em Odontologia é necessário oferecer um serviço especializado e diferenciado.
  • Especializar em determinada área ou público fará com que seus clientes se sintam seguros e que tenham uma experiência diferente e única.

Faça um plano de negócio

  • Para iniciar de fato a abertura do seu negócio é essencial montar um plano de negócios.  O plano de negócios irá te dar mais clareza e aumentará as suas chances de êxito.
  • Se você não souber como fazer um plano de negócios, procure entidades como o Sebrae.
  • Lá você terá cursos e consultoria especializada sobre o assunto. Acredite, essa etapa de planejamento irá te poupar muitas dores de cabeça.

Busque recursos e investidores

Outra dica importante para quem está iniciando é estabelecer parcerias com outros profissionais ou buscar financiamento e investidores.

Sabemos que montar um negócio do zero não é fácil. Uma clínica por exemplo pode custar muito caro. Por isso, você pode buscar sócios que te ajudem no investimento financeiro e que tenham competências complementares às suas.

Busque fornecedores e parceiros

É importante também buscar fornecedores que vão disponibilizar os insumos necessários para o desenvolvimento das atividades em seu consultório.

Por isso, ao iniciar o seu negócio busque fornecedores que tenham qualidade e preços competitivos.

  

Dra. Silmaria Oliveira dá dicas
Reprodução

   

Contrate e qualifique a equipe de trabalho

Um consultório ou clínica odontológica precisa de múltiplos profissionais para atuar nas diversas áreas. É necessário ter alguém responsável na recepção, limpeza, auxiliar de consultório e dentistas.

Para começar, provavelmente você irá contratar um ou dois funcionários. Nesse momento é importante contratar alguém que seja treinável, receptivo e que possua habilidades de relacionamento com o público.

Depois da contratação invista no treinamento constante da sua equipe. Treine e monitore as tarefas para saber se estão seguindo suas recomendações.

Para validar se todo o processo está sendo feito da maneira adequada, faça questionários de satisfação com seus clientes e dê feedback para funcionários e dentistas colaboradores.

Invista em marketing digital

O Marketing Digital é uma poderosa ferramenta de prospecção e vendas. No início não podemos esperar que os clientes caiam do céu, não é mesmo?

Por isso, explore o potencial das estratégias de marketing digital! Invista em gestão de mídias, google adwords e identidade visual.

Além disso, tenha um programa de fidelização e indicação de clientes para ampliar o seu negócio.

Tenha um consultório online

Para quem está iniciando um negócio obter clientes é uma necessidade primária! Uma das formas de obter pacientes é através de plataformas digitais.

Seja por telefone, e-mail, redes sociais ou site. É importante divulgar o seu negócio e estabelecer um relacionamento com seu cliente. É importante ter o seu consultório online.

Plataformas de agendamento online e comunicação por WhatsApp facilitam muito a marcação de consultas e a chegada do paciente até você.

A Dra. Silmaria Oliveira afirma que Empreender na Odontologia é uma necessidade atual! Inovar é preciso. Para isso, atender um nicho específico de pacientes, ter uma clínica ou consultório com um novo formato e layout, desenvolver serviços que atendam dentistas pode ser uma boa opção.

Existem várias áreas para inovar. Você pode optar por fazer um espaço tipo coworking, inovar no home care odontológico, abrir uma franquia ou consultório que tenha um público alvo muito bem definido.

Qualquer que seja a área escolhida, planejar antes de começar é necessário. Fazer um plano de negócios é fundamental para entender a sua persona, suas necessidades, fornecedores, desafios e seus pontos de inovação e diferenciação.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Sobre a coluna

Ericka Eloi

Ericka Eloi

Com publicações sobre vendas, marketing, planejamento e liderança

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

APÓS DESISTÊNCIA DE JOE BIDEN, VOCÊ ACREDITA QUE KAMALA TEM CHANCES DE DERROTAR TRUMP NOS EUA

ver resultado