📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
As articulações para a formação de chapas proporcionais para a eleição de 2026 já iniciaram nos corredores partidários. O Partido dos Trabalhadores (PT) no Piauí lançou a meta de ampliação da bancada na Assembleia Legislativa (ALEPI) de 12 para 17 parlamentares.
Para atingir o planejamento eleitoral, o PT admite a formação de uma “coligação cruzada” com o Progressistas (PP), sigla que deve se unir a base do Palácio de Karnak. No caso, o PT lançaria os candidatos a deputado estadual do grupo e o PP lançaria os nomes para deputado federal.
O líder da bancada do PT na ALEPI, deputado Francisco Limma, ressaltou que os diálogos estão abertos com diversos partidos, considerando que pode haver o fim da federação com o PV e o PC do B, e a aproximação de nomes do PP com a base governista estadual.
“A nossa meta é aumentar o número de mandatários no time para 16 ou 17. Nós estamos vendo com que partidos nós podemos trabalhar essa possibilidade”, disse Limma.
O presidente da ALEPI, Franzé Silva (PT), concordou com a abertura dos diálogos com outros partidos, inclusive o PP.
“Nós temos que trabalhar várias estratégias. O PT hoje tem maioria na Assembleia Legislativa porque fizermos a estratégia de recepcionar nomes de outros partidos”, lembrou Franzé.