Boletim aponta chuvas acima da média nos primeiros três meses no Piauí - Cidades
CHUVAS

Boletim aponta chuvas acima da média nos primeiros três meses no Piauí

Nas regiões Centro-Norte, Sudeste e Sudoeste chuvas serão de normal a acima da faixa


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O boletim divulgado pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí aponta que entre os meses de janeiro e março, as chuvas na região do extremo Norte do Piauí devem ficar acima da média prevista. Nas regiões Centro-Norte, Sudeste e Sudoeste, as chuvas previstas são de normais a acima da faixa normal climatológica.

  
Alerta do Inmet segue para chuvas intensas no Piauí
Marcelo Gomes / A10+
 
 
 

“A maioria dos modelos de previsão da temperatura da superfície dos oceanos ainda mostra a persistência da condição de La Niña na região do Pacífico Equatorial no decorrer do primeiro trimestre de 2023, com probabilidade de 50%. Já as previsões de anomalias de precipitação para o trimestre 2023 passaram a indicar maior probabilidade de chuva acima da média no centro-norte da Região Nordeste, sugerindo que a atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul poderá ocorrer ao norte de sua posição climatológica. No decorrer do referido trimestre, a previsão climática sazonal também sinaliza que a temperatura do ar pode ocorrer dentro da faixa normal climatológica”, aponta o boletim.

  
Boletim elaborado junto a Semar
reprodução
 
 
 

Segundo a Semar, para a elaboração do prognóstico, foi considerado o resultado da maioria dos modelos de previsão sazonal de precipitação e a evolução das condições oceânicas e atmosféricas observadas de novembro até meados de dezembro de 2022.

Instituto volta a prevê chuvas no Piauí

Até a manhã deste domingo (08) a previsão do Instituto de Meteorologia do Piauí (Inmet) é de chuvas no estado. O mapa mostra que as chuvas devem acontecer principalmente na região Sudoeste e parte do Centro-Norte, incluindo Teresina (veja o mapa abaixo).

As chuvas devem ser entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), com baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

A baixa umidade do ar, variando entre 30% e 20%, deve atingir, até às 18h deste sábado (07) os municípios de Alagoinha do Piauí, Fronteiras, Pimenteiras, Pio IX e São Miguel do Tapuio.

  
Alertas de chuvas emitidos para o Piauí reprodução
 
 
 

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado