Delegado Zanatta elenca ações de combate à criminalidade no Piauí - Cidades
BALANÇO

Delegado Zanatta elenca ações de combate à criminalidade no Piauí

Em entrevista, delegado cita agilidade da polícia em encontrar e prender acusados de crimes


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

Em meio a uma onda de crimes em todo o Estado, populares relatam que o aumento da criminalidade vem causando medo e insegurança. O superintendente de ações integradas da Secretaria de Segurança Pública, o delegado Matheus Zanatta, fez uma balanço dos crimes de latrocínio resolvidos em 2022 e comentou, durante entrevista ao A10+, as medidas que estão em andamento no combate à criminalidade no Piauí. 

Nas ruas da capital, a população relatou o medo de sair nas ruas. O auxiliar de serviços Nagib de Assis descreveu que o sentimento é de insegurança. "Tá faltando bastante segurança para todos os bairros, tá precisando ainda mais hoje em dia, a falta de policiais e viaturas para estar em cada bairro. Todo mundo sente bastante essa insegurança, acho que falta mais policiais nas ruas", comentou.

  

Delegado Matheus Zanatta
Anna Paula Couto/ A10+
   

O delegado Zanatta informou ao A10+ que desde de janeiro foram registrados seis crimes de latrocínio, sendo três deles em Teresina e os outros na região Norte do Estado. Ele destacou a agilidade das investigações em encontrar e realizar as prisões dos acusados o mais rápido possível. 

"Esse ano nós tivemos seis latrocínios aqui no estado do Piauí, sendo três em Teresina e outros três na região Norte do estado. Quase todos eles com a autoria já esclarecida e também com os investigados presos, inclusive tivemos dois latrocínios recentes aqui de grande repercussão que em menos de 24h os investigados foram presos, alguns já foram até denunciados à justiça", completou. 

Um dos casos destacados foi do estudante de direito, João Pedro Teixeira, morto durante tentativa de assalto em Teresina. O delegado comentou as medidas implementadas para inibir a criminalidade, como o aumento do contingente policial no interior do Estado e operações de cumprimento de mandados de prisão e operações de trânsito.

  

Segurança em Teresina
Anna Paula Couto/ A10+
   

"Nós tomamos uma série de medidas pra diminuir o índice de criminalidade, não só em Teresina, mas no Estado do Piauí. Um deles foi a implementação do esforço concentrado, a primeira implantação que nós tivemos foi em Piripiri onde conseguimos diminuir drasticamente o número de homicídios e também o número de crimes contra o patrimônio. Além disso, estamos fazendo diversas operações com intuito de cumprir mandados de busca e apreensão e de prisão", disse.

Delegado destaca importância das blitzen

Sobre as blitzen, Zanatta esclareceu que elas são importantes no combate à criminalidade, principalmente porque permite - em alguns casos - a polícia encontrar foragidos da justiça e com mandados de prisão em aberto. 

"Principalmente pra tirar foragidos da rua e outros delatores da lei. Também estamos fazendo blitz para apreender objetos ilícitos e retirar foragidos que estão no campo. As blitz têm tido eficácia com uma diminuição drástica do número de crimes contra o patrimônio e também tivemos muito sucesso nessas últimas blitz, recuperando veículos produtos de crime e retirando armas de circulação", finalizou.

  

As forças de Segurança do Piauí realizam blitzen de segunda-feira a domingo, em várias regiões de Teresina
Reprodução
   

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado