📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
(Atualizada às 15h23)
Motoristas e cobradores do transporte público da empresa Emtracol suspenderam as atividades na manhã desta sexta-feira (10) por falta de pagamento de salários e dos auxílios alimentação e saúde. A empresa faz parte do consórcio que atende as linhas da zona Sudeste de Teresina.
Ao A10+, o presidente do Sindicato de Trabalhadores do Transporte Público (Sintetro), Antônio Cardoso, disse que a empresa estava pagando normalmente os trabalhadores, inclusive, os auxílio alimentação e saúde, mas suspenderam os pagamentos.
Divulgação/Sintetro
"O presidente Emtrancol, que é o presidente do Setut, pagou todos os trabalhadores, inclusive o auxílio saúde, mas a Emtracol suspendeu o salário de todo mundo e os trabalhadores resolveram fazer a manifestação até ele voltar a pagar o pessoal. Suspenderam de uma hora para outra", relatou.
Com a paralisação, o transporte para a população da zona Sudeste fica comprometido, considerando que são cinco empresas que fazem parte do Consórcio Therezina (faixa azul) que atende a região. Antônio Cardoso também reforçou que os motoristas e cobradores vão ficar paralisados até que a empresa anuncie que os pagamentos vão ser realizados.
Esta semana, empresários do Setut e membros da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) entraram em acordo sobre o pagamento salarial dos trabalhadores do sistema de transporte público da capital. Na reunião realizada na sede do Ministério Público do Trabalho, ficou definido que R$ 1,5 milhão seria repassado para pagar o salário dos funcionários referente ao mês de janeiro.
O que diz o Setut?
Em nota, o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (SETUT) informou que nenhuma empresa suspendeu pagamento salarial dos trabalhadores e relatou que a informação divulgada pelo Sintetro não é verdadeira. "As empresas irão pagar o saldo de salário até sexta-feira, dia 10 de fevereiro, fruto do acordo realizado", disse.
Fonte: Portal A10+