Escolas da rede municipal vão receber sistemas de videomonitoramento e botões do pânico em Teresina - Cidades
EDUCAÇÃO

Escolas da rede municipal vão receber sistemas de videomonitoramento e botões do pânico em Teresina

A medida foi oficializada nesta quarta-feira (12) com a autorização da contratação da empresa para realizar a instalação dos equipamentos


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

Escolas da rede municipal de ensino de Teresina vão receber sistemas de videomonitoramento e botões de pânico como medidas para reforçar a segurança nas unidades de ensino contra ataques. A ação foi oficializada nesta quarta-feira (12) com a autorização da contratação da empresa responsável pela instalação dos equipamentos de segurança.

A implementação do sistema se dá em cumprimento da Lei Municipal Nº 5.823/22, sancionada em novembro de 2022, e obriga todas as creches e escolas da rede municipal a instalarem câmeras de segurança em suas dependências e em seus entornos.

  

Escolas da rede municipal vão receber sistemas de videomonitoramento e botões de pânico Reprodução

   

A iniciativa terá um investimento de mais de R$ 20 milhões para a instalação dos equipamentos nas 321 escolas, na zona urbana e rural, ligadas à Secretaria Municipal de Educação (Semec). Segundo a prefeitura, a ação vai reforçar a segurança no momento em que o país registra ataques e ameaças em diversos estados. 

“Com a instalação de câmeras e botões do pânico em todas as escolas, pretendemos garantir mais segurança aos alunos, professores e funcionários dessas unidades e Teresina sai a frente, enquanto outras capitais ainda estão buscando soluções. Isso se chama planejamento”, disse o prefeito Dr. Pessoa.

O secretário Municipal de educação, Nouga Cardoso, explicou que o monitoramento será feito 24h, por meio de duas centrais instaladas na sede da Guarda Civil (GCM) e no Centro de Controle Operacional de Teresina (CCO), localizado na sede da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans). Ele também ressaltou que o monitoramento terá reconhecimento facial.

“O prefeito Dr. Pessoa, nessa missão de desenvolver boas políticas educacionais, determinou, ainda no ano passado, que estudássemos formas de melhorar a segurança nas escolas. O estudo determinado pelo prefeito foi realizado e hoje, temos a satisfação de receber dele a autorização da contratação de uma empresa que instalará esse sistema. O videomonitoramento terá reconhecimento facial e botão de pânico, vários botões de pânico instalados em todas as escolas, que, em caso de necessidade, dispararão um alarme na Guarda Municipal e também no CCO, que vai monitorar toda a cidade de Teresina interligado também com a Polícia Militar”, disse.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado