📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
A Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi) trabalha para aproximar cada vez mais o cidadão dos serviços digitais do Estado. Um dos pilares dessa missão é a adoção da Linguagem Simples, modelo de comunicação que privilegia a clareza, a objetividade e a acessibilidade das informações públicas.
Com esse propósito, a Etipi lançou o Guia de Linguagem Simples, documento que oferece diretrizes, boas práticas e um método de passo a passo para revisar e aprimorar as cartas de serviço do Governo do Estado do Piauí. O objetivo é que servidores e gestores adotem esse padrão, garantindo que as informações sejam compreensíveis para todos.

Ascom Etipi
Segundo o diretor de gestão estratégica da Etipi, Luciano Aguiar, o guia busca tornar a comunicação pública mais efetiva e acessível. “O foco da Linguagem Simples está na efetividade da comunicação para o público, priorizando a experiência real do usuário com o conteúdo, em vez de se apoiar apenas em indicadores técnicos, como fórmulas de legibilidade”, afirmou.
A metodologia envolve boas práticas de redação e organização textual que reduzem barreiras, tornam os serviços mais fáceis de usar e aumentam a confiança entre governo e sociedade.
A coordenadora de Requisitos da Etipi, Maísa Carvalho, explica que essa metodologia fortalece a cidadania ao permitir que pessoas de diferentes níveis de escolaridade e de qualquer região compreendam seus direitos e deveres. “Não há motivo para manter as informações complicadas. Quando simplificamos a comunicação, garantimos que todos os cidadãos, independentemente de escolaridade ou contexto, tenham acesso real aos seus direitos”, explicou.
Ao adotar esse modelo, os órgãos públicos melhoram a eficiência dos serviços e incentivam a participação social. Essa dedicação fez, inclusive, com que o Piauí se destacasse no Índice ABEP-TIC, gabaritando a área de Linguagem Simples e consolidando o estado como o mais digital do Brasil em 2025, referência em inclusão e transparência na comunicação pública.
Fonte: Governo do Estado do Piauí