FMS constata que água para consumo humano atende legislação vigente em Teresina - Cidades
ANÁLISE

FMS constata que água para consumo humano atende legislação vigente em Teresina

Nessa inspeção, são averiguados fatores de risco que podem comprometer a qualidade da água


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

A água própria para o consumo humano deve ser sem cor, cheiro ou gosto e, caso esteja contaminada, pode trazer doenças. Por isso, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) faz o monitoramento e a inspeção da qualidade da água, por meio da Gerência de Vigilância em Saúde Ambiental e do Trabalhador (GEVISAST). A eficiência no desenvolvimento destas ações para que a população teresinense consuma uma água considerada de ótima qualidade faz com que tenhamos o que comemorar o dia mundial da água, celebrado nesse sábado (22). 

O presidente da FMS, Charles Silveira, ressaltou que a Fundação realiza inúmeras ações para promoção da saúde: “O trabalho do SUS passou por uma evolução gradativa e ampliou suas ações, de forma que hoje toda a população dele se beneficia de diversas formas. Quando alguém abre as torneiras de casa, por exemplo, está fazendo uso do SUS, pois essa inspeção e monitoramento da qualidade da água para consumo humano é uma das atividades desse Sistema complexo”.

  

FMS constata que a água para consumo humano atende legislação vigente em Teresina Divulgação
   

Raniere Carvalho, chefe do Núcleo de Vigilância e Qualidade da Água da FMS, explica sobre o trabalho desenvolvido para inspeção da água: “Uma equipe composta por técnicos em saneamento e biólogos fazem inspeção em locais como saída de tratamento de ETA, poços, reservatórios de água, locais onde há grande concentração de pessoas e locais onde há predominância de pessoas doentes ou crianças, como hospitais e escolas. Além de realizar a investigação de surtos que podem ter raiz na contaminação hídrica”.

Nessa inspeção, são averiguados fatores de risco que podem comprometer a qualidade da água. “No próprio local, avaliamos parâmetros como PH, cloro e temperatura da água. Outros parâmetros são coletados para avaliação bacteriológica e físico-química no nosso laboratório. Após isso, é realizado parecer técnico, que é encaminhado ao estabelecimento (local da coleta) e ao Ministério da Saúde. Caso haja algum comprometimento da água, o local é comunicado e, se não resolver, pode ser penalizado”, finaliza Raniere.

De acordo com Raphael Lira, gerente da Gerência de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador da FMS, as pessoas que tiverem interesse em receber palestras sobre qualidade e economia da água, basta solicitarem formalmente a esta Gerência, que fica na R. Riachuelo, 2969 bairro Matadouro ou por e-mail: [email protected]. “Recomendamos à população  que mantenham a limpeza dos reservatórios de água em casa, como lavar a caixa d’água de 6 em 6 meses”, ressalta.


Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

Qual seu telejornal preferido da TV Antena 10?

ver resultado