Governo do Piauí decreta estado de emergência em sete municípios atingidos por enxurradas - Cidades
DECRETO

Governo do Piauí decreta estado de emergência em sete municípios atingidos por enxurradas

Foram decretadas situação de emergência nos municípios de Batalha, Campo Largo, Piripiri, Domingos Mourão, Barras, Luzilândia e Pedro II


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O governador Rafael Fonteles assinou o decreto nº 21.998, de 19 de abril de 2023, que declara Situação de Emergência, provocada pelo desastre natural classificado e codificado como enxurradas nos municípios de Batalha, Campo Largo, Piripiri, Domingos Mourão, Barras, Luzilândia e Pedro II.

A secretária de Estado de Defesa Civil, Norma Sueli, declarou que por meio desse decreto, a Secretaria Estadual da Defesa Civil em posse das informações encaminhadas pelos municípios, lança os dados no sistema S2iD, o qual é acompanhado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional. Sendo aprovadas as informações, busca-se junto ao órgão federal recursos para a viabilização das ações emergenciais, que visam o apoio social e a retomada da normalidade do município, com a reconstrução do que foi perdido em decorrência do desastre do período chuvoso.

  

Governo do Piauí decreta estado de emergência em sete municípios atingidos por enxurradas Reprodução
   

Segundo ela, passado o momento de turbulência do desastre ocorrido por motivo das chuvas, os municípios que foram atendidos pela Defesa Civil Estadual apesar de se encontrarem hoje em situação de retomada do cotidiano, os atendimentos básicos e o monitoramento das famílias permanecem até que todos possam ter sua emancipação social retomada.

A secretária destacou que a Defesa Civil Estadual atua sempre na prevenção para que não ocorram perdas maiores, mantendo assim o propósito de amenizar o sofrimento das pessoas atingidas.

“Porém, quando o inesperado acontece, a Defesa Civil atua imediatamente, seja com assistência humanitária, seja com a reparação das perdas materiais. De modo específico, as pessoas atingidas nesse período chuvoso foram atendidas com a distribuição de cestas básicas, produtos de limpeza, encaminhamento para locais seguros e monitoramento”, esclarece Norma Sueli.

Ela informou que cada cidade teve sua especificidade de problemas estruturais. Na sua maioria, os principais danos foram com as passagens molhadas e as estradas vicinais. Nas localidades em que as chuvas passaram, a retomada dos acessos já está em normalidade, existindo, porém, algumas localidades onde estão sendo realizadas reformas e reconstruções. Em relação às barragens, não houve danos em nenhuma das existentes no Piauí, mas estão sendo monitoradas pelo Instituto Desenvolvimento do Estado do Piauí (Idepi).

“Os danos causados pelas chuvas, felizmente, não atingiram números elevados, apresentando perdas pontuais em algumas regiões onde a agricultura foi comprometida devido ao alagamento das áreas plantadas”, pontua a secretária. Ela destacou que a piscicultura também foi comprometida e esse fato alerta na observação dos locais onde os rios possam em sua vazão maior prejudicar a produção local.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado