Governo lança projeto para incentivar estudantes a ingressarem no ensino superior - Cidades
EDUCAÇÃO

Governo lança projeto para incentivar estudantes a ingressarem no ensino superior

O projeto “Histórias que inspiram” desenvolvido pela Seduc, foi lançado nesta quarta-feira(26) na cidade de Fronteiras.


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

Buscando promover a reflexão sobre a importância da educação continuada, a equipe multiprofissional da 16ª Gerência Regional de Educação (GRE) desenvolveu o projeto “Histórias que inspiram”. A iniciativa busca incentivar os adolescentes a continuarem os estudos buscando formas de ingresso no ensino superior. A abertura do projeto aconteceu na manhã dessa quarta-feira (26), no Ceti Francisca Pereira de Sousa Morais, localizado em Fronteiras. O evento contou com roda de conversa para os alunos inscritos no Programa Jovem Senador 2023, que terá como tema da redação “Saúde Mental nas Escolas Públicas”.

O momento foi mediado pela mestranda em psicologia aplicada, Jennyfer Emanuelly, que vem construindo uma história de sucesso através da educação, sendo ex-estudante da rede estadual de ensino do Piauí, Jovem Senadora em 2016 e Jovem Embaixadora em 2018, bolsista de excelência acadêmica na St. Francis College (Nova York). Além de ser voluntária do Programa Emotions Matter que disponibiliza informação e suporte à comunidade de pessoas afetadas pelo Transtorno de Personalidade Borderline.

  
Governo lança projeto para incentivar estudantes a ingressarem no ensino superior Reprodução
 
 
 

A participação de Jennyfer ocorreu por meio de vídeo conferência e serviu para incentivar os estudantes quanto a participação no programa Jovem Senador. De acordo com o idealizador do projeto, o psicólogo da 16ª GRE Anderson Sousa, outras atividades estão sendo preparadas. “As atividades do projeto se concentram em ouvir egressos do ensino público do estado do Piauí que tiveram grandes façanhas no âmbito educacional. Hoje nós ouvimos a jovem Jennyfer Emanuelly. Nordestina, piauiense, de uma família pobre de Monsenhor Hipólito que através de seus estudos conseguiu uma bolsa de estudos para cursar psicologia nos Estados Unidos. Essa é a primeira de muitas histórias que contaremos”, revela Anderson.

Idealizado pelo psicológico Anderson Sousa, juntamente com a psicopedagoga Cosma Cândido e a assistente social Cleide Leal, o projeto busca transformar vidas por meio da educação. “Pensamos em trazer histórias reais de pessoas que saíram do ensino público e conseguiram mudar sua própria história. Quantos alunos de famílias pobres que hoje são médicos, doutores, advogados, professores e conseguiram mudar a perspectiva de si mesmos e de seus familiares? Sabíamos que tais pessoas existem e queríamos mostrar aos alunos do ensino público que é possível conquistar sonhos e transformar vidas por meio da educação. Acreditamos que, em um impacto menor, esse projeto irá inspirar os estudantes da rede pública a terem melhor engajamento nas avaliações externas. Em uma maior escala, acreditamos que o projeto retoma algo muito humano: a capacidade de sonhar, a importância de acreditar em si e entender que a educação é a ferramenta de resgate dos nossos sonhos e de nós mesmos”, explica o psicólogo.

O Secretário da Educação, Washington Bandeira, reforça o papel de destaque que os alunos da rede estadual vêm desempenhando ao longo dos anos. “Fico feliz em poder celebrar a excelência dos estudantes que têm potencial incrível. Sem dúvidas, os nossos jovens têm desempenhado resultados expressivos que demonstram a valorosa contribuição do ensino público estadual para a formação pessoal e qualidade educacional de cada aluno e aluna”, finaliza o secretário.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado