HU fará mutirão de cirurgias bariátricas no mês de agosto em Teresina - Cidades
PROCEDIMENTO CIRÚRGICO

HU fará mutirão de cirurgias bariátricas no mês de agosto em Teresina

O primeiro mutirão vai ser realizado nos dias 04, 05 e 06 de agosto


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-PI) vai realizar nos dias 04, 05 e 06 de agosto o primeiro mutirão de cirurgias bariátricas. Neste mês, serão realizados dois mutirões com, em média, quatro cirurgias por dia. 

Segundo o HU-PI, a previsão é que a segunda iniciativa seja realizada no fim de agosto, para atender cerca de 12 pacientes. Os mutirões terão três equipes de cirurgia comandadas pelos cirurgiões Gustavo Santos, Maurício Reis e Marlon Moreno. Além de anestesistas, técnicas de enfermagem e enfermeiros do hospital. 

  

HU fará mutirão de cirurgias bariátricas no mês de agosto Ascom/ HU

   

“A cirurgia bariátrica mudou a vida dos pacientes obesos mórbido, e aqui, no HU, nós temos operado com as melhores condições de eficácia e segurança”, disse Gustavo Santos,  chefe da Cirurgia Bariátrica do HU-UFPI/Ebserh. 

Santos também destacou que a iniciativa é o primeiro movimentos com foco em cirurgia bariátrica na instituição e que os mutirões também vão beneficiar outros pacientes que aguardam na fila para realizar cirurgias. “Atualmente nós temos em torno de 35 a 37 pacientes na fila. Com a realização desses dois mutirões, pretendemos operar de 20 a 24 usuários”, declarou. 

O superintendente do hospital, o cardiologista Paulo Márcio, ressaltou que a realização dos mutirões vai beneficiar pacientes na fila de espera do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo ele, no mês de julho, uma equipe do hospital entrou em contato com os pacientes para atualização de consultas com cardiologistas e atualização de exames. 

Os pacientes obesos que precisam do serviço devem, inicialmente, se dirigir a uma Unidade Básica de Saúde (Postinho) e pedir encaminhamento para o Ambulatório de Cirurgia Bariátrica do HU. Após o encaminhamento, o paciente vai conseguir agendar sua primeira consulta para avaliar se o candidato se enquadra nos critérios de elegibilidade para o procedimento. 

Com essa etapa concluída, o paciente, em caso de enquadramento para a cirurgia, deve retornar ao cirurgião para que a Autorização de Internação Hospitalar (AIH) seja emitida e ele seja incluído na fila eletiva do HU para o procedimento cirúrgico.

O HU-UFPI/Ebserh começou a fazer cirurgias bariátricas em dezembro de 2021 e atualmente realiza duas cirurgias, por quinzena, às segundas-feiras. O atendimento é feito por uma equipe multiprofissional que inclui, além dos cirurgiões, endocrinologistas, nutricionistas, nutrólogos, fisioterapeuta, cardiologista, pneumologista, psiquiatra, ortopedista, anestesistas e pessoal de enfermagem.

Sobre a Rede Ebserh

 O HU-UFPI faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Fonte: Portal A10+ com informações do Governo Federal


Dê sua opinião:

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

Qual editoria do A10+ você mais gosta de acompanhar por aqui?

ver resultado