📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
O Anuário Brasileiro de Segurança Pública divulgou, nesta quinta-feira (20), os dados da segurança pública brasileira e informou que, em 2022, o Piauí registrou 480 desaparecidos. Segundo o levantamento feito pelo A10+, cerca de 5% dos desaparecidos foram encontrados.
De acordo com o documento, dos 480 desaparecidos no Piauí, apenas 26 pessoas foram encontrados. Em comparação com o ano de 2021, o Estado registrou um aumento de pessoas desaparecidas; foram registrados 319 desaparecimentos e desses, 21 pessoas foram encontradas. Apenas os estados de Goiás e Minas Gerais tiveram diminuição no registro de desaparecimentos.
Em todo o Brasil foram 74.061 pessoas desaparecidas, uma média de 203 desaparecimentos diários. O Nordeste concentra um total de 14,8% dos registros, a região sudeste concentra a maior parte de desaparecimentos, com 46,7% do total.
Os dados apontam que em 2020 os números de desaparecimento caíram; a hipótese do Fórum Brasileiro de Segurança Pública é que, com o isolamento social por conta da pandemia, o número de idas à delegacia para registrar os desaparecimentos pode ter diminuído.
Dentre os registros de desaparecimentos no Piauí está o caso do estudante Lucas Vinícius, que segundo sua namorada, pulou da ponte Juscelino Kubitschek e caiu no Rio Poti no dia 24 de abril de 2022. Mais de um ano depois, seu corpo nunca foi encontrado e seu caso foi arquivado.
Fonte: Portal A10+