No Piauí, quase 75% do atendimento primário à saúde infantil é realizado pelo SUS - Cidades
DIZ IBGE

No Piauí, quase 75% do atendimento primário à saúde infantil é realizado pelo SUS

O atendimento primário para as crianças é realizado em unidades do sistema de saúde, mas procura por exames de rotina é o quarto menor do Brasil


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quarta-feira (21) resultados de pesquisas que apontam que no Piauí quase 75% do atendimento primário à saúde infantil é realizado pelo SUS. Apesar disso, o Estado tem um dos menores índices na realização de exames de rotina em crianças. 

De acordo com os dados, o atendimento primário à saúde infantil, crianças menores de 13 anos, é de 74,5%, realizado em sua maioria em unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) como UBS, USF ou ponto de atendimentos públicos 24h e a procura por atendimento nas unidades privadas é de 23,3%. O percentual ficou 8,6 pontos percentuais acima da média do Brasil, que foi de 66,4%.

  

No Piauí, quase 75% do atendimento primário à saúde infantil é realizado pelo SUS Reprodução
   

O Sistema Único de Saúde (SUS) também teve uma avaliação positiva no estado, com 52,7% das notas de 9 a 10, o número superara a média de avaliação nacional que é de 47,6%. Os motivos citados são o acolhimento da unidade de saúde, resolução do problema e rapidez no atendimento. 

A pesquisa também mostrou os índices de realização de exames médicos de rotina (Revisão, check-up, acompanhamento e desenvolvimento) para as crianças menores de 13 anos de idade e os índices  do estado do Piauí foi de 28%, percentual inferior à média registrada no Nordeste, que foi de 36,4%. 

O índice é o quarto menor do país, só superando os estado do Ceará (26,5%), Paraíba (24,8%) e Rio Grande do Norte (24,1%). A pesquisa aponta que a procura por exames médicos para as crianças no Piauí foi buscado após o aparecimento de sintomas de doenças ou de lesões.

 

Piauí registra que 74,5% dos atendimentos para a saúde das crianças é realizado pelo SUS
IBGE

 

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado