📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
O Piauí produziu 11,1 mil toneladas de pó de carnaúba em 2021, segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE), com a marca o estado continua sendo o maior produtor do produto desde 1998. Além do Piauí, o Ceará, Maranhão, Rio Grande do Norte e Paraíba registraram produção do pó.
Segundo a pesquisa do Extrativismo Vegetal e Silvicultura (PEVS), no ano passado o Piauí gerou 56% mais da metade da produção do pó de carnaúba no país, que atingiu 19,8 mil toneladas. A produção gerou para o estado cerca de R$ 54 milhões em receita.
Ao todo o país alcançou R$ 275 milhões com a extração do pó de carnaúba no ano passado. As outras três cidades com maior volume do pó são do Ceará, que registrou 7,9 mil toneladas, os municípios cearenses de Granja, Comocim e Coreaú ocupam as primeiras posições em relação à quantidade de pó de carnaúba produzido em 2021.
Entre os dez municípios com maior produção do país estão Campo Maior, Castelo do Piauí, Nossa Senhora de Nazaré e São José do Divino.
IBGE
A extração do pó de carnaúba além da extração do pó para a cera, a fibra extraída da folha serve para produzir tarrafas, escovas, cordas, chapéus, bolsas, esteiras, dentre outros produtos.
Fonte: Portal A10+