Polícia realiza reconstituição de crime que vitimou caminhoneiro em Teresina; família não acredita em versão de policiais envolvidos - Balanço Geral Piauí
Balanço Geral Piauí
RECONSTITUIÇÃO

Polícia realiza reconstituição de crime que vitimou caminhoneiro em Teresina; família não acredita em versão de policiais envolvidos

Investigações mostraram que rapaz perseguido durante ação não tinha envolvimento com crimes


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

Atualizada às 15h23

A Polícia Civil do Piauí (PCPI) realizou a reconstituição do caso que resultou na morte do caminhoneiro Francisco Pereira da Silva Neto. O crime aconteceu em novembro do ano passado, no bairro Lourival Parente, zona Sul de Teresina, durante uma perseguição policial. Francisco foi baleado no abdômen, chegou a ser internado na UTI do Hospital de Urgência de Teresina (HUT), mas não resistiu aos ferimentos e faleceu dias depois.


Durante a reconstituição, os policiais envolvidos e testemunhas relataram suas versões dos fatos. A família da vítima, no entanto, afirma não confiar na versão apresentada pelos agentes da Polícia Militar do Piauí (PMPI).

  

Francisco Neto faleceu ao ser baleado durante uma perseguição policial contra assaltantes
Reprodução

   

"Foi muito demorado porque passou a versão de cada um deles, individualmente. Na hora que eles estavam falando, cada um deu uma versão diferente. Um deles falou que o tiro partiu por trás, atrás da viatura. E a versão que mais bateu no caso, que foi o rapaz que também foi atingido na canela. Ele falou tudo que aconteceu no dia e foi a versão que bateu mais. O vídeo mostra. Já são 8 meses que meu marido morreu, estamos à mercê, esperando respostas da Justiça. Foi um cidadão que morreu, tem que esclarecer os fatos. Esperamos respostas, a família quer esclarecer o que aconteceu", disse Iraildes Paiva, esposa de Francisco.

Ela ainda reforçou que os peritos descartaram qualquer outra possibilidade além da envolvimento dos policiais na ação que terminou com a morte do caminhoneiro. "Os peritos descartaram a possibilidade de uma terceira pessoa. O vídeo mostra claramente como aconteceu tudo. Espero pela Justiça, que seja clara", afirmou Iraildes.

Homem perseguido não tinha envolvimento com crimes

As investigações apontaram que o homem perseguido pelos policiais no momento da ação não tinha qualquer envolvimento com atividades criminosas. A situação levanta ainda mais questionamentos sobre o dia do ocorrido.

Entenda o caso

Francisco realizava o terceiro frete do dia no bairro Lourival Parente, em Teresina. Ao chegar no local indicado, acabou sendo baleado por uma equipe da Polícia Militar do Piauí, que perseguia dois homens suspeitos na região.

Segundo relatos da família, dois disparos foram feitos durante a perseguição: um atingiu um homem na perna e o outro acertou Francisco na região abdominal. A bala atravessou seu corpo e saiu pela lateral.

  

Iraildes Paiva, esposa de Francisco
TV Antena 10

   

Imagens registradas por câmeras de segurança e divulgadas pela TV Antena 10 mostram o momento em que Francisco estava parado na calçada antes de ser atingido pelo disparo.

Os sargentos Valdir Vieira da Costa, Carlos Alberto Vieira Carvalho e o subtenente Clenilson Vieira de Oliveira chegaram a ser presos em dezembro do ano passado, mas foram soltos em janeiro após determinação judicial, com aplicação de medidas cautelares.

Desde o ocorrido, a família da vítima segue em busca de justiça e cobrando esclarecimentos sobre a conduta dos policiais e a responsabilidade pela morte de Francisco Pereira da Silva Neto.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Sobre a coluna

Sob o comando de Beto Rego

Sob o comando de Beto Rego

De segunda a sexta, às 11h30 da manhã

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

Qual seu apresentador preferido dos programas diários da TV Antena 10?

ver resultado