Piauí passa a emitir Carteira de Identidade Nacional em formato digital - Cidades
NOVIDADE

Piauí passa a emitir Carteira de Identidade Nacional em formato digital

O documento pode ser adquirido pelo aplicativo GOV.BR


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

A Carteira de Identidade Nacional (CIN) em formato digital passa a ser emitida a partir desta quinta-feira (15) no Piauí. O documento pode ser adquirido pelo aplicativo GOV.BR após a emissão da versão física.

O documento vai continuar sendo emitido em formato físico para atender a população que não tem acesso à internet. A versão em formato digital pode ser obtida nos aplicativos Rg Digital e Gov.br.

 

Nova identidade digital começa a ser emitida a partir de hoje (15); veja como emitir
divulgação


Para aderir, o cidadão precisa procurar os balcões de atendimento no estado partir do dia 20 de dezembro. Os que solicitarem a primeira via do documento já irão receber a carteira de identidade nacional.

Os locais de atendimento serão realizados na sede no Instituto, localizada na Praça Saraiva, no centro de Teresina; no Espaço Cidadania do Shopping Rio Poty, no anexo do Espaço Automall, zona leste de Teresina e no anexo do 24º Distrito Policial, no bairro Dirceu, na zona sudeste da capital. É importante ressaltar que os atuais RGs continuam válidos.

Os estados têm até março de  2023 para iniciarem a emissão do novo modelo da carteira de identificação Nacional. O prazo de validade do novo documento varia, para crianças de 11 anos a validade é de 5 anos, para os demais entre 12 e 59 a validade é de 11 anos. Para a população com idade a partir de 60 anos, o prazo é indeterminado. A população com idade acima de 60 anos tem a opção de não mudar de documento. 

Novo modelo

O novo modelo possui um QR Code que permite verificar a autenticidade do documento, que vai possibilitar saber se foi furtado ou extraviado, por meio de qualquer smartphone. Além disso, no modelo terá um código de padrão internacional chamado MRZ, o mesmo utilizado em passaportes, o que a torna ainda um documento de viagem.  

Até o momento, o Brasil dispõe de acordos para uso do documento de identidade apenas nos postos imigratórios de países do Mercosul. Portanto, para os demais países, o passaporte continua sendo obrigatório.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado