📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
O Governo do Piauí lançou os programas CNH Social e Motociclista Protegido como forma de reduzir o número de acidentes de trânsito no Piauí. Uma pesquisa revelou que quase 72% das 178 mortes de trânsito nos três primeiros meses de 2025 foram com vítimas que não possuíam CNH.
Durante evento, o governador comentou que a falta de habilitação é um dos fatores que contribui para o elevado número de acidentes envolvendo motociclistas.
“O Piauí é o estado que tem maior número de mortes em acidentes de motocicletas do Brasil. Vamos agora promover mais habilitação focando nessa parceria Detran e Seduc, para os alunos da Educação de Jovens e Adultos e para os alunos do ensino médio, com 10 mil CNHs gratuitas e o capacete também, para termos motociclistas melhor formados, mais conscientes do uso adequado dos EPIs e das regras de trânsito para a gente salvar vidas, sobretudo no interior do Estado, onde os índices são mais alarmantes. Esse é um programa para contribuir com o Pacto pela Redução de Acidentes de Trânsito”, confirmou Rafael Fonteles.
A parte teórica será ministrada pelo Canal Educação e a parte prática pelo Detran. Neste ano, serão oferecidas CNHs e capacetes gratuitos para alunos da rede estadual de ensino residentes em municípios integrados ao Sistema Nacional de Trânsito. O edital deve ser lançado ainda em abril e as escolas, preparadas em maio para que as aulas iniciem em junho.
A Seduc vai disponibilizar as 86 escolas em 14 municípios do Piauí. O programa visa também quadruplicar o número de municípios com trânsito municipalizado, para garantir mais segurança para a população, principalmente os motociclistas, que representam grande parte das mortes no trânsito.
Fonte: Portal A10+