📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
A Secretaria de Estado das Mulheres do Piauí (Sempi) e a Secretaria de Segurança (SSP-PI) promoveram, na manhã desta terça-feira (7), um treinamento sobre o protocolo "Ei, mermã, não se cale!". O objetivo foi capacitar funcionários e colaboradores de bares, restaurantes e similares em Teresina sobre o atendimento às mulheres vítimas de violência em situação de urgência.
A formação teve como foco a conscientização sobre a importância da aplicação da Lei Maria da Penha e o compartilhamento dos canais da Rede de Atendimento para mulheres em situação de violência.

A gerente do Centro de Referência Estadual de Atendimento à Mulher Francisca Trindade, Joelma Farias, destacou a relevância do evento. “Esse treinamento é fundamental para capacitar funcionários a identificar mulheres em situação de assédio e acolhê-las de forma adequada, sem julgamentos. Com essa formação, os colaboradores se tornam mais conscientes sobre como ajudar mulheres que enfrentam assédio, seja cliente ou funcionária do estabelecimento”, disse.
Isabela Almeida, proprietária da Zero Grau Choperia, parceira da capacitação, enfatizou o compromisso da equipe com o constante treinamento. Ela destacou a relevância de levar o protocolo para o estabelecimento, permitindo que todos possam reconhecer e identificar quando uma mulher precisa de atendimento.
Já a funcionária Sara Maria, que participou da formação, ressaltou a importância do evento para a equipe. “As mulheres não precisam mais se sentir reprimidas, pois existem leis que as protegem. O treinamento proporciona a todos maior segurança e conhecimento para lidar com situações desse tipo”, destacou a funcionária.
Para a coordenadora de Proteção às Mulheres da Secretaria de Segurança do Estado do Piauí, Tatiane Seixas, esse é um momento crucial para compreender as medidas necessárias para acolher as mulheres.
“A apresentação da Central de Acolhimento visa firmar um compromisso com o estabelecimento para reduzir a tolerância ao assédio, eliminando esse tipo de crime. As Secretarias das Mulheres e da Segurança, em parceria com estabelecimentos comerciais, que assinaram o protocolo “Ei, mermã, não se cale!” buscam criar um ambiente de bares e restaurantes mais seguros para as mulheres, fundamentais para fortalecer a rede de proteção e apoio às vítimas de violência no estado", finalizou a coordenadora.
Fonte: Governo do Estado do Piauí