📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
O Complexo Fotovoltaico Panorama, localizado no município de Ribeiro Gonçalves, no Piauí, iniciou suas operações no dia 17 de setembro, reforçando o protagonismo do estado em energias renováveis. O empreendimento conta com 99 unidades geradoras, divididas em três usinas, totalizando 300 megawatts (MW) de capacidade instalada.
“Celebramos um marco importante com a entrada em operação do Complexo Fotovoltaico Panorama. Esse empreendimento fortalece a nossa matriz renovável, atraindo mais investimentos e gerando milhares de empregos para a população”, afirmou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
O projeto integra o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), lançado em 2023 pelo Governo Federal para impulsionar o desenvolvimento econômico e social do país por meio de investimentos em infraestrutura, em parceria com o setor privado, estados, municípios e movimentos sociais.
A operação do complexo consolida ainda mais o Piauí como um dos grandes protagonistas nacionais em energias renováveis. De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e com as associações ABSOLAR e ABEEólica, o estado ocupa o 1º lugar no ranking nacional de participação da matriz elétrica renovável. Além disso, figura em 3º lugar na produção de energia solar centralizada (2025) e de energia eólica (2023).
Esses resultados refletem o compromisso do estado com a sustentabilidade e a descarbonização da economia, consolidando o Piauí como referência em liderança no setor de energias limpas.
No início deste ano, o Governo do Piauí, por meio da Investe Piauí, assinou um Memorando de Entendimento (MOU) com a Coensa Construções Planejadas Ltda. e a Prosolar Geradora de Energia Solar SPE Ltda. para a instalação de um novo complexo fotovoltaico na Fazenda São Dimas, abrangendo os municípios de Manoel Emídio, Sebastião Leal e Bertolínia.
Esse novo empreendimento deverá gerar 3.500 empregos diretos, impulsionando a economia local e reforçando o papel do Piauí como um dos principais polos de energia solar do Brasil.
Fonte: Governo do Piauí