📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
O esporte escolar piauiense fez bonito na capital federal. A delegação do Piauí conquistou três medalhas no badminton dos Jogos da Juventude 2025, realizados em Brasília de 10 a 25 de setembro. O destaque ficou por conta do atleta Fhelipe Lennon, que faturou a medalha de ouro no torneio simples masculino, garantindo a primeira colocação para o estado na competição nacional.
A final foi disputada contra o carioca Hiarley Branco, em uma partida decidida em três sets. Fhelipe venceu por 2 a 1, levando o ouro em sua última participação nos Jogos da Juventude. “O jogo foi mais difícil do que eu esperava, mas consegui acelerar o ritmo e buscar a vitória. Estou muito feliz com esse resultado”, declarou o atleta de 17 anos, que já tem no currículo dois ouros anteriores em duplas masculinas e, neste ano, também conquistou a medalha de bronze por equipes no Pan-Americano Júnior, realizado na Guatemala.
Fhelipe revelou na imprensa que começou no esporte por influência da família. “Meus primos jogavam, e nos meus primeiros Jogos da Juventude fui campeão de dupla com um deles. A Juliana Viana, que foi a primeira mulher brasileira a vencer uma partida olímpica de badminton em Paris 2024, é minha prima”, contou o jovem, que treina de segunda a sábado, por três horas e meia.
Além do ouro no simples, o Piauí conquistou prata na dupla mista, com Marcos Lima Filho e Rayssa Ketlin Silva, que ficaram em segundo lugar após confronto com a dupla do Rio de Janeiro, Guilherme Caio e Yasmin Kethellen. Já na dupla masculina, Fhelipe Lennon e Marcos Filho garantiram mais um pódio, levando bronze.
As conquistas do badminton são fruto de um trabalho de base que começa nos Jogos Escolares Piauienses (JEPIs), competição estadual que classifica os atletas para as etapas nacionais dos Jogos Escolares Brasileiros, como os Jogos da Juventude.
Os JEPIs são realizados pelo Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria dos Esportes (Secepi), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid).
Fonte: Governo do Piauí