Mais de 9 mil alunos da rede estadual do Piauí terão transporte gratuito nos dias do Enem 2022 - Educação
EDUCAÇÃO

Mais de 9 mil alunos da rede estadual do Piauí terão transporte gratuito nos dias do Enem 2022

Benefício visa auxiliar estudantes da rede pública e também diminuir as abstenções na prova no estado


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

Mais de 9 mil alunos da rede estadual do Piauí serão beneficiados com o Passe Livre em 2022. A solenidade de entrega dos passes aconteceu na manhã desta quarta-feira (09), no Palácio de Karnak, e contou com a presença da governadora Regina Sousa, do secretário de Educação Ellen Gera, além de alunos da rede estadual de Teresina e regiões vizinhas.

Segundo Ellen Gera, secretário de Educação do Piauí, o Piauí registrou um número maior de inscrições no exame em relação ao ano passado e a meta em 2022 é manter o estado com a menor taxa de abstenção do país.

  

Secretário de Educação Ellen Gera e a governadora Regina Sousa
Jade Araújo/ A10+

   

“O estudante da rede pública tem direito ao transporte gratuito, tanto em Teresina, no transporte público, quanto deslocamento intermunicipal daqueles estudantes que residem em municípios que não aplicam prova. O Piauí sempre se destaca no ingresso universitário, hoje nas nossas universidades públicas, a maioria dos estudantes são estudantes da rede pública. Então, não tenham dúvida, a escola pública é caminho pra universidade”, disse o secretário.

Contemplada com o Passe Livre, a estudante Isabela Soares, de 19 anos, reforça a importância do passe. Isabela contou que ainda está se preparando para o exame e que espera passar para o curso de psicologia.

  

Solenidade aconteceu nesta terça (09), no Palácio de Karnak
Jade Araújo/ A10+

   

“A gratuidade do transporte é muito importante. É muito importante ter esse acesso à educação para fazer a prova. Ainda estou meio nervosa, a gente ainda está se preparando, mas acho que estou bem para fazer a prova, estudei bastante e quero passar para psicologia”, contou a jovem estudante.

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontecem nos próximos dois domingos, 13 e 20 de novembro, em todo Brasil. A governadora Regina Sousa reitera a importância do benefício para que alunos sem condições possam ter acesso às provas.

"Isto é promoção de igualdade. Tem aqueles alunos que não têm o dinheiro de pagar a passagem no dia da prova e pode perder a prova por isso. O Piauí tem sido campeão de comparecimento exatamente por isso, porque vem patrocinando e dando essa possibilidade que os alunos concorram em pé de igualdade. O pré-ENEM também é a promoção de igualdade, porque se a gente não tivesse esse reforço a escola pública levava sempre desvantagem e agora está disputando de igual pra igual e às vezes ganhando em todos os cursos”, concluiu a governadora.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado