UFPI decide por atividades remotas durante a greve dos ônibus em Teresina - Educação
EDUCAÇÃO

UFPI decide por atividades remotas durante a greve dos ônibus em Teresina

Movimento grevista chegou ao 3º dia em Teresina; TRT determinou circulação de 100% da frota nos horários de pico


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

(Atualizada às 15h46)

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG), anunciou nesta quarta-feira (15) a possibilidade de aulas remotas durante a greve dos motoristas e cobradores de ônibus de Teresina. Sem respostas e mesmo com a decisão do TRT, o movimento grevista chegou ao 3º dia na capital.

Em nota, a UFPI afirmou que a situação da greve impacta a comunidade discente quanto ao cumprimento das atividades acadêmicas do ensino de graduação. A instituição alegou que o período letivo 2022.2 dos cursos presenciais encerra no dia 3 de abril, portanto a 18 dias letivos para conclusão do calendário acadêmico 2022.

  

Universidade Federal do Piauí (UFPI) TV Antena 10

   

"As atividades acadêmicas de finalização do período letivo 2022.2 (dos cursos presenciais de Teresina) poderão ocorrer por meio do uso de tecnologias digitais, em caráter extraordinário, conforme decisão do corpo docente, considerando as especificidades dos componentes curriculares administrados nos cursos de graduação presenciais da Universidade Federal do Piauí – UFPI", disse a instituição.

Na manhã desta quarta-feira (15), motoristas e cobradores realizaram um protesto na Av. Marechal Castelo Branco e depois seguiram para o Centro da capital. Eles pedem uma resposta da Prefeitura de Teresina para resolver a crise no transporte público. A categoria está parada há 3 dias.

  

Trabalhadores queimam pneus e interditam trecho da Av. Maranhão Jade Araújo / A10+

   

O presidente do Sintetro lamentou a decisão do TRT-PI e teceu duras críticas ao Setut que, segundo ele, não cumpre a ordem da Strans para circulação de mais de 200 ônibus na capital. A decisão do TRT-PI atende uma ação cautelar ajuizada pelo Sindicato das Empresas de Transporte Urbano (Setut). 

"Avaliação que a gente faz é de tristeza. Judiciário que é especialista em direitos trabalhistas, aceitar um pedido do Setut para colocar 100% dos ônibus nos horários de pico. 100% de que? Quem descumpre as obrigações de rodar com o transporte é o Setut. A Strans emite todo dia uma ordem de serviço de 250 veículos que o Setut nunca cumpriu. Essa ordem precisa ser é para o Setut", disse o sindicalista em entrevista ao A10+.

Veja abaixo a nota na íntegra:

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG), considerando: 

- a situação de greve do transporte coletivo de Teresina iniciada em 13/03/2023, que impacta na comunidade discente quanto ao cumprimento das atividades acadêmicas do ensino de graduação; 

- o período letivo 2022.2 dos cursos presenciais, com término previsto para 03/04/2023, portanto a 18 dias letivos para conclusão do calendário acadêmico 2022; 

- a Resolução CEPEX/UFPI n° 49, de 19 de abril de 2021, artigo 42. 

Resolve que as atividades acadêmicas de finalização do período letivo 2022.2 (dos cursos presenciais de Teresina) poderão ocorrer por meio do uso de tecnologias digitais, em caráter extraordinário, conforme decisão do corpo docente, considerando as especificidades dos componentes curriculares administrados nos cursos de graduação presenciais da Universidade Federal do Piauí – UFPI. 

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado