Fernando Diniz é apresentado como novo técnico da Seleção Brasileira: “Vou fazer o meu melhor" - Esportes
APRESENTADO

Fernando Diniz é apresentado como novo técnico da Seleção Brasileira: “Vou fazer o meu melhor"

Presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues, anuncia que treinador vai comandar o time nas Eliminatórias da Copa do Mundo


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

Escolhido para dirigir a Seleção Brasileira, o técnico Fernando Diniz foi apresentado oficialmente pela CBF na tarde desta quarta-feira (5), na sede da entidade, no Rio. Antes de dar início à entrevista coletiva, o treinador recebeu as boas-vindas do presidente Ednaldo Rodrigues.

"Quero dizer que a escolha do Fernando Diniz para técnico da Seleção Brasileira Masculina é baseada numa carreira de um dos treinadores que mais admiro, pelo estilo de jogo, pela maneira que enxerga o futebol e pelo que também ouvi dos jogadores de futebol, que manifestaram por ele respeito e admiração. E também pelo seu caráter e pela sua ética como profissional", afirmou o presidente da CBF.

  

Fernando Diniz, novo técnico da Seleção Brasileira
Rodrigo Ferreira / CBF
   

"Na CBF, os tempos em que caráter e ética não eram prioridade acabaram", acrescentou Ednaldo.

A estreia de Diniz, à beira do campo, está prevista para setembro, nos dois compromissos iniciais da Seleção pelas Eliminatórias do Mundial de 2026: nos dias 4 e 12, respectivamente, contra Bolívia, em local a definir, e Peru, em Lima. Em agosto, o técnico vai anunciar a sua primeira lista de convocados. Neste período, ele continuará trabalhando no Fluminense.

No seu pronunciamento, Ednaldo Rodrigues agradeceu também o presidente do Fluminense, Mario Bittencourt, pela liberação do treinador.

"Quero agradecer, antes de mais nada, ao presidente do Fluminense, Mário Bittencourt, por ter tido a compreensão e a parceria em um momento tão importante para a Seleção Brasileira", disse.

SONHO REALIZADO

Na abertura da entrevista coletiva, Fernando Diniz disse que comandar a Seleção Brasileira é "um sonho".

"Queria dizer que é uma mistura de alegria e honra poder estar aqui e ser escolhido e convocado para esta missão de treinar a Seleção Brasileira. É um sonho que se realiza. Eu pretendo, como fiz em todos os lugares, servir bem o futebol na Seleção Brasileira", disse Fernando Diniz.

"Meu estilo de jogo todos vocês conhecem. Vou tentar reproduzir aqui o que me trouxe aqui. O que terei é a melhor matéria-prima do mundo, com jogadores renomados", prosseguiu Diniz, que declarou seu comprometimento com o torcedor brasileiro.

"O futebol é a minha vida, eu costumo dizer que o futebol é a vida em movimento. Vou fazer o meu melhor para trazer muita alegria aos torcedores brasileiros e ao futebol como um todo."

CRENÇA NO PROCESSO

Diniz expôs alguns pensamentos sobre a dinâmica do futebol, afirmando que muitas vezes há julgamentos precipitados sobre um projeto ou um ciclo de trabalho.

"Uma das coisas que a gente tem que discutir no Brasil é essa relação com o resultado. A gente determina o valor do time, de pessoas, com uma bola que entra, uma bola que não entra. A Seleção foi eliminada pela Croácia (no Mundial do Catar, em 2022) sendo muito superior à Croácia. Perdeu nos pênaltis e acha que foi tudo ruim", analisou.

  

O técnico Fernando Diniz foi apresentado oficialmente pela CBF
Rodrigo Ferreira / CBF
   

"Quem trabalha de uma forma, acreditando no processo, sabe que não está tudo ruim quando um goleiro falha, quando uma bola não entra. As coisas vão muito além disso. É um desejo muito infantilizado de achar herói e vilão o tempo todo", acrescentou Diniz, sempre ponderado nas respostas.

Sobre as futuras convocações, Diniz foi direto.

"Minha ideia é convocar os melhores jogadores para ganhar o próximo jogo. Preparar a seleção para mim é isso. Terei a melhor matéria-prima do mundo, com jogadores renomados."

CARREIRA

Fernando Diniz é psicólogo, tem 49 anos e nasceu na cidade de Patos de Minas (MG). Começou a carreira no futebol como jogador do Juventus-SP. Meio-campista, passou por vários clubes de ponta, como Palmeiras, Corinthians, Flamengo, Fluminense, Cruzeiro e Santos.

Foi campeão paulista pelo Palmeiras, em 1996, e Corinthians, em 1997. Ganhou o Carioca em 2002, pelo Fluminense, e o Mineiro, treinando o Cruzeiro, em 2004.

Sua trajetória como treinador teve início em 2009, quando comandou o Votoraty-SP, conquistando logo no primeiro ano os títulos da Série A3 do Estadual e da Copa Paulista. Depois, dirigiu, vários clubes, como Botafogo-SP, Atlético Sorocaba, Audax, Paraná, Oeste e Guarani.

Em janeiro de 2018, teve a oportunidade de treinar o Athletico-PR, de onde migrou para Fluminense, São Paulo, Santos, Vasco e, de novo, Fluminense. Neste ano, conquistou pelo Tricolor carioca os títulos da Taça Guanabara e do Estadual

"Você terá todo o meu apoio, todo o apoio do torcedor brasileiro. Desejo ao Diniz toda a sorte do mundo. Conte conosco", disse o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

Qual editoria do A10+ você mais gosta de acompanhar por aqui?

ver resultado